PRIMEIRO DIA DE SEMINÁRIO DAS EQUIPES DE FORÇAS-TAREFA TRATA DE GRANDES OPERAÇÕES

Integrantes das 15 equipes de Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão reunidos desde ontem, 12, em Lages, para analisar a primeira década de atuação, no primeiro Seminário de Resposta a Desastres do CBMSC: 10 anos de emprego da Força-Tarefa da corporação.

A abertura foi realizada pelo Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, que destacou a importância destas equipes e do aprimoramento para o atendimento.

Medalhas

Aproveitando o momento e a reunião de parte dos integrantes da atividade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, a Cinotecnia, foram entregues as medalhas de agradecimento concedidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) aos militares integrantes da equipe que esteve na Missão em Petrópolis neste ano.

Palestras

Na sequência o Capitão João Rudini Sturm apresentou a palestra "Operação Pantanal", relatando os dias vividos pelas Fts em 2020, quando o CBMSC foi convocado para atuação na operação nacional nos incêndios florestais, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

Também houve a palestra do Capitão Renan César Vinotti Ceccatto, com o tema "Operação Brumadinho", em que foram apresentados detalhes da participação do CBMSC na operação nacional de busca e resgate, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em 2019. Este momento foi ainda mais importante, porque o comandante da operação, tenente-coronel Anderson Passos de Souza, do CBMMG, assistiu e colaborou com informações, enriquecendo a troca de conhecimentos.

E para terminar o primeiro dia, o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Hilton de Souza Zeferino, traçou metas, falou dos objetivos, além da padronização e estudos para que as equipes de FTs sejam cada vez melhores.

Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo Silva DE SOUZA