Em São Domingos, 120 crianças das redes municipal e estadual de ensino formaram-se no Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O evento foi realizado na terça-feira, 25, e contou com a entrega de certificados, prêmios e um kit contendo "sacochila", adesivos, chaveiro e a mascote de pelúcia do Bombeiro Mirim, a cão de busca e resgate Malu, além do tradicional batismo com o banho de mangueira.
Entre os conhecimentos ensinados às crianças estão primeiros socorros básicos, informações a respeito da segurança contra incêndio, prevenção de acidentes, segurança em desastres e acionamento dos serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo 192 e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) pelo 190. Além disso, o Bombeiro Mirim também busca fortalecer valores como disciplina, respeito, empatia e solidariedade.
"O nosso principal objetivo é estimular nas crianças o senso de responsabilidade, de solidariedade e de comunidade. A prevenção de acidentes e uma atuação correta em situações de risco é o que muitas vezes pode salvar a vida de alguém. Fazer com que nossas crianças tenham essa consciência e espalhem os conhecimentos aprendidos no Bombeiro Mirim traz o sentimento de dever cumprido", afirma a instrutora, soldado Isabella Cremer.
As escolas participantes desta edição foram a Escola Estadual de Educação Básica João Roberto Moreira e a Escola Municipal Professor Nair Teixeira Morschheiser. Durante os encontros, realizados nas dependências das escolas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conhecimentos valiosos que torna-os elementos fundamentais na busca pela prevenção de acidentes e de uma sociedade mais segura.