PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (369 palavras)

Projeto Golfinho chega a Blumenau e Brusque

Pensando em propagar noções de segurança e prevenção a afogamentos, o Projeto Golfinho, que já formou cerca de 6 mil crianças nas praias catarinenses, chegou nesta temporada também ao interior do Estado. Em fevereiro, cerca de 150 crianças entre 7 e 14 anos do Oeste catarinense receberam as aulas sobre cuidados com banhos em água doce ou do mar. Nesta sexta-feira, 10, é a vez de crianças de Blumenau e Brusque receberem as instruções.

 

 

Apesar de não ser região de praia, todos os anos são registradas mortes por afogamentos nas cidades de abrangência do 3° Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Blumenau. “Por ser uma região rica em recursos hídricos, muitos acabam procurando o lazer de verão em rios, lagoas e ribeirões. Prática não indicada pelo Corpo de Bombeiros, pois estas áreas não são monitoradas, ou seja, não tem serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar”, explica o Tenente Jefferson Machado, coordenador do Projeto Golfinho naquela região. Em Blumenau e Brusque, mais de 60 crianças serão instruídas.

 

 

Para o Comandante- Geral, Coronel BM Onir Mocellin, as mortes por afogamentos podem ser evitadas. Para isso, é necessário uma mudança considerável da população, em procurar áreas seguras para se banhar, a exemplo de praias e balneários com guarda-vidas. “Nesta temporada, em áreas com serviço de guarda-vidas, conseguimos diminuir o numero de mortes em 50%. Passamos de 6, na operação veraneio passada, para 3 casos nesta. Em todos estes, os afogamentos foram resultantes secundários, ou seja, as pessoas acabaram submergindo por terem tido algum problema cardíaco ou mal súbito. E, mesmo com o resgate e com os procedimentos adotados pelos guarda-vidas nas praias, não foi possível reanimá-las. Infelizmente.”

 

Mortes por afogamentos no Brasil

De acordo com dados da SOBRASA- Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, referentes ao ano de 2015, no Brasil, cerca de 17 pessoas morrem afogadas por dia, a maioria, homens. Com relação a crianças, estima-se que o afogamento é a segunda causa de mortes entre infantes de 1 a 9 anos. Do total de mortes no Brasil, cerca de 75%, ocorrem em águas naturais e doce, ou seja, em rios, represas e lagoas.

 

 

Informações e fotos 3°BBM/ Sobrasa: www.sobrasa.com.br/ Jornalista: Krislei Oechsler

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193