PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (417 palavras)

PROJETO GOLFINHO É REALIZADO PELA 1ª VEZ EM CAÇADOR

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza pela primeira vez, em Caçador, o Projeto Golfinho. As atividades aconteceram no dia 11, no Parque Central José Rossi Adami. 



O Projeto Golfinho foi criado em 1998, para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem como intuito conscientizar as crianças para os perigos dos ambientes aquáticos. O projeto acontece em todo estado, geralmente na operação veraneio, para prevenção em praias. Por meio de brincadeiras lúdicas e jogos coletivos, os golfinhos, como são chamados os participantes do programa, conhecem as características, os riscos e os cuidados com o mar, piscinas, rios, lagos e cachoeiras.

"Conforme pesquisa realizada pelo capitão Rafael Manoel José em 2016 sobre índices de afogamento em Santa Catarina, a cidade de Caçador teria um alto índice de afogamento, sendo interessante iniciar algum projeto de prevenção nesse sentido. Quando assumi o comando do quartel em maio de 2021 o capitão Manoel entrou em contato comigo para incentivar a realização do Projeto Golfinho. Somente após alinhar o trabalho e as ações de prevenção contra incêndio é que conseguimos elaborar e iniciar o Projeto Golfinho na região. Foi um projeto piloto para sentirmos a receptividade da comunidade. Como realizamos a atividade com êxito e pedidos por mais projetos como esse, iremos capacitar um de nossos bombeiros militares como instrutor do Projeto Golfinho a fim dar andamento no programa na íntegra em dezembro de 2023", informou a capitão Nicole Ferreira Martins, comandante do pelotão de Caçador.



Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), morte por afogamentos é a maior causa de óbitos entre crianças de 1 a 4 anos, a segunda maior entre crianças de 5 a 9 anos e a terceira maior entre crianças de 10 a 14 anos. Ainda segundo a SOBRASA o número de acidentes no interior do estado em locais onde não há serviço de guarda de vidas é 70% maior. Para ajudar a diminuir esses números, o CBMSC buscar introduzir a cultura da prevenção por meio de programas como o Projeto Golfinho.  


Créditos:
Texto: soldado Douglas Vinicius Barbosa
Imagens: Divulgação CBMSC/Caçador
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193