PROJETO GOLFINHO FORMA MAIS DE 270 CRIANÇAS NO SUL DO ESTADO

O fim de semana foi de sol, calor e Projeto Golfinho nas praias do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM). Durante o sábado e domingo, 21 e 22, o projeto, idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi realizado em Balneário Rincão, Balneário Gaivota e Passo e Torres. No total, 277 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, receberam o certificado de participação.

No Balneário Rincão o projeto foi realizado no sábado e contou com a participação de 95 crianças. Elas aprenderam os significados das bandeiras, bem como os cuidados necessários no ambiente aquático. A ação teve apoio da Prefeitura Municipal, Samae, Supermercados Lino, Giassi e Abimar.

Ainda no sábado as areias do Balneário Gaivota receberam as 93 crianças participantes. Na oportunidade, o projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Sicoob, G Laice Sorvetes, Unygás, JM Estamparias, ABC Supermercado, Mega Show Brinquedos, Rouse's Artesanatos.

Já no domingo as 89 crianças de Passo de Torres passaram pela experiência de aprender mais sobre o ambiente aquático. No município, a ação teve o patrocínio da Eskimó.

"O Projeto Golfinho é uma ferramenta de propagação de informação. Por meio dele, conseguimos mostrar para as crianças os cuidados que elas precisam ter no ambiente aquático, como identificar se o local está próprio para banho e, com isso, repassar a informação aos pais", afirma o subcomandante do 4º BBM, major Renan Silvério da Rosa Fernandes.

Outro foco importante do projeto é diminuir a vulnerabilidade sobre o afogamento envolvendo crianças. "O afogamento está entre as principais causas de morte em crianças. Assim há a necessidade de trabalhar com a educação para prevenir esses acidentes nesta faixa etária", frisa o comandante do 4º BBM, com sede em Criciúma, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

No próximo domingo, 29, o Projeto Golfinho chega no Morro dos Conventos. Já no dia 04 de fevereiro será o dia do Balneário Arroio do Silva. As dúvidas e inscrições podem ser consultadas por meio do instagram @cbmsc.amesc

Texto: Manuela Silva - assessora de imprensa do 4ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Criciúma