PROMOÇÕES E ENTREGA DE MEDALHAS FINALIZAM O MÊS DE JANEIRO

A semana começou com a promoção de 14 praças e 19 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em todo o estado.

Na Capital a cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 31, no auditório do complexo administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além das promoções também houve a entrega de medalhas.

02 01 solenidade 1

Em Itajaí, a solenidade teve a promoção de 04 bombeiros militares para 1º sargento e ainda a entrega de medalhas de mérito por tempo de serviço (categoria ouro e bronze), mérito bombeiro militar e mérito de segurança contra incêndio.

02 01 solenidade 2

Em Balneário Camboriú, a solenidade também contou com a entrega de uma viatura Auto Resgate e três quadriciclos e com a promoção de bombeiros comunitários. A cerimônia foi finalizada com homenagem aos bombeiros de reserva remunerada do CBMSC.

02 01 solenidade 11

Medalhas

As medalhas mérito por tempo de serviço são concedidas aos bombeiros militares em reconhecimento ao tempo a sociedade catarinense.

Agraciados:

Categoria Ouro:

2° Sargento Ivonei Ferreira

Categoria bronze - 10 anos:

Capitão Marcos Rebello Hoffmann

Cabo Edilson Borges Júnior

Cabo Leonardo Porto Mapelli

Soldado Bárbara Murer Zanella – em Itajaí

02 01 solenidade 3

Medalha mérito bombeiro militar, pela demonstração do alto grau de profissionalismo e do elevado senso de responsabilidade junto ao CBMSC:

Categoria Ouro:

Subtenente Andre Luiz de Oliveira

2° Sargento Paulo Sérgio Baptista – em Itajaí

Categoria Prata:

Major Diego Felipe Marzarotto
Capitão Gustavo Cunha Salvador
2º Sargento Edenilson Aparecido Messias

3° Sargento Cláudio Ganzer – em Itajaí

02 01 solenidade 4

Categoria bronze:

Soldado Abraão Kleber Amaral – em Itajaí

Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza, que reconhece a inestimável contribuição ao serviço de salvamento aquático

Tenente-coronel George de Vargas Ferreira
Capitão Marcos Rebello Hoffmann

02 01 solenidade 5

Medalha mérito por serviço pré-hospitalar que destaca ações de reais benefícios para o desenvolvimento da atividade junto à corporação:

Coronel Alexandre Corrêa Dutra
Tenente-coronel Maico Francisco de Alcantara
Cabo Clayton Manoel Machado
Soldado Rafael Dal Pont Pereira
Soldado Rodrigo Schmitt Laurentino

02 01 solenidade 6

Medalha mérito de segurança contra incêndios concedida para ações de reais benefícios para a construção e desenvolvimento da doutrina de segurança contra incêndios no estado:

Capitão Gustavo Cunha Salvador
Subtenente Gilson Martins de Andrade

3° Sargento Orly Fendrich Junior  - em Itajaí

Soldado Daniel Wiggers Junior – em Itajaí

02 01 solenidade 7

Medalha mérito comunitário, por reconhecimento ao destaque na realização de ações para desenvolvimento de programas comunitários e para a aproximação entre a comunidade em geral e a corporação:

Tenente-coronel George de Vargas Ferreira

Promoções

Já a cerimônia de promoção contou com três oficiais que chegaram ao posto de coronel, o último da carreira dos militares estaduais.

02 01 solenidade

Ato de bravura

Um dos promovidos na cerimônia, foi o 3º  Sargento GABRIEL SOCAS WIESE, por ato de Bravura.

No dia 08 de março de 2021, por volta das 11h30min, na Praia Mole, em Florianópolis, o, na época, Cabo Wiese salvou a vida de uma pessoa que estava em perigo no mar.

O militar, que é surfista e professor do esporte, estava de folga praticando a modalidade de ondas grandes, já que naquele dia elas estavam com 2,5 a 3 metros de altura. A vítima, que também estava no mar, foi surpreendida e jogada para uma área com pedras, sem conseguir sair do local. Já com sinais de exaustão o homem conseguiu pedir ajuda para um popular que observava a praia. Este cidadão acionou os guarda-vidas, que decidiram pedir recursos adicionais, pelo grande risco de realizar um salvamento naquelas condições. Um dos guarda-vidas avistou o cabo Wiese no meio da praia, com um amigo proprietário de uma moto aquática, por meio de apitos foi sinalizado para o cabo sobre a ocorrência no costão. Prontamente o Wiese pegou a moto aquática e foi em direção a vítima, que seguia encurralada nas pedras. Embora o equipamento estivesse apresentando desgaste na turbina e o local em que a vítima se encontrava era de difícil acesso, tornando o resgate ainda mais perigoso pelas condições, ainda assim ele seguiu para o salvamento. Após duas tentativas sem sucesso, o cabo Wiese sozinho, sem apoio, conseguiu alcançar a vítima e colocar em cima do sled, enfrentando as grandes ondas para deixar a vítima em segurança.

02 01 solenidade 9

Foram promovidos nesta segunda-feira, em todo o estado:

Praças:

A gradução de 1º  Sargento