Os chamados para atendimento de ocorrências em municípios limítrofes entre o Estado de Santa Catarina e o Estado do Paraná, se tratando de urgência e emergência, são uma situação comum para diversos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), principalmente entre municípios cujas fronteiras não sejam barreiras geográficas naturais.
Um exemplo é o que acontece entre os municípios de São Lourenço do Oeste - SC e Vitorino - PR, e Campo Erê - SC e Marmeleiro - PR. Ambas as cidades contam com quartéis, pertencentes ao 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14º BBM), com sede em Xanxerê. Todavia, as unidades de bombeiros paranaenses ficam a um tempo de distância de aproximadamente 30 a 40 minutos dos dois locais.
Um exemplo foram dois complexos acidentes de trânsito atendidos na semana anterior. No dia 13, quarta-feira, o CBMSC em São Lourenço do Oeste respondeu ao chamado para uma colisão frontal envolvendo um caminhão betoneira e um veículo de passeio, seguido pelo engavetamento de um terceiro automóvel, na PR-158, próximo a pedreira Hoobi em Vitorino-PR. No local, foi encontrado um condutor já em óbito e um condutor ferido, sendo necessário o emprego de protocolos de atendimento pré-hospitalar, resgate e extração até a chegada da equipe de bombeiros paranaense.
Já no dia 14, quinta-feira, a equipe do quartel do CBMSC em Campo Erê atuou em uma ocorrência de tombamento de uma carreta bitrem, na rodovia PR-180, sentido à Marmeleiro - PR. No local executaram-se procedimentos de atendimento pré-hospitalar em duas vítimas com ferimentos, além de controle de fluxo e limpeza da via, até a chegada das forças de segurança do estado vizinho.
O CBMSC está sempre presente para cumprir com sua missão de salvaguardar a vida e o patrimônio, e os bombeiros militares estão sempre prontos, inclusive ultrapassando fronteiras, quando o serviço de urgência e emergência assim demandar.