REPRESENTANTE DO CBMSC PARTICIPA DE INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO NA PARAÍBA

O 16º turno de Instrução de Nivelamento de Conhecimento - INC Florestal, que foi realizado pela Força Nacional de Segurança Pública em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, contou com a participação de uma militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

A capacitação contou com 37 alunos, sendo dois de Goiás, três do Rio de Janeiro, três do Rio Grande do Norte, um de Minas Gerais, um de Santa Catarina, sete de Sergipe e vinte da Paraíba. A representante do CBMSC foi a cabo Débora Margotti de Pierri Menon, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) que tem sua sede em Tubarão.

Ao longo do curso os participantes dedicaram-se às instruções especializadas em técnicas de combate a incêndios florestais, assimilando habilidades essenciais para enfrentar as adversidades desse cenário desafiador. Além disso, receberam treinamento em técnicas de sobrevivência, aprimorando não apenas as capacidades profissionais, mas também a resiliência diante de condições extremas.

Aprofundando ainda mais seus conhecimentos, os participantes foram instruídos no Sistema de Comando de Incidente (SCI), desenvolvendo competências cruciais para coordenar operações eficientes em situações de emergência. A ênfase na compreensão da legislação ambiental consolidou a formação desses bombeiros militares, assegurando que atuam em conformidade com as normativas enquanto desempenham seu papel vital na preservação dos biomas.

Essa diversidade de treinamentos robustos proporciona uma base sólida para os novos profissionais, preparando-os para responder com eficácia e segurança a desafios complexos relacionados a incêndios florestais e para contribuir significativamente para a proteção do meio ambiente.

Após essa instrução os militares estão aptos a participarem das operações da Força Nacional, envolvendo combate a incêndios florestais em âmbito nacional e internacional.

Texto: 3º sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/Tubarão

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.