Um resgate de alta complexidade foi concluído com êxito neste domingo, 25 de maio, pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). No sábado, 24, um pescador avistou um corpo em um costão da trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, e acionou o CBMSC. As equipes fizeram o resgate do corpo com o apoio aéreo e terrestre das equipes especializadas da corporação.
Na manhã de sábado, uma tentativa de resgate chegou a ser realizada, mas precisou ser interrompida por conta das condições climáticas adversas e dos riscos à segurança da equipe. Na manhã deste domingo, com o tempo mais estável, as operações foram retomadas.
As equipes acessaram a área com o apoio da aeronave Arcanjo-01, que deixou os bombeiros em um ponto estratégico próximo ao corpo. De lá, os militares avançaram pela mata até o costão. Foi necessário realizar uma descida em rapel para alcançar o local exato, onde o corpo foi devidamente protegido e amarrado para a extração com cordas.
O corpo foi então levado ao estacionamento do Pântano do Sul, onde ficou sob os cuidados da Polícia Científica. Em razão do avançado estado de decomposição, não é possível afirmar se trata-se do senhor argentino desaparecido, cabendo à Polícia Científica a identificação da vítima.
A operação reforça o comprometimento e habilidade técnica das equipes do CBMSC, que atuam com em terrenos de difícil acesso e em cenários de elevado risco.
As buscas ao argentino desaparecido estão suspensas até que a identidade da vítima localizada seja divulgada.