CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.
Na última sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de junho, foi realizado em Joaçaba treinamento voltado para a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na seletiva nacional para o Campeonato Mundial de Resgate Veicular.
Nas atividades realizadas no último final de semana, 25 (vinte e cinco) Bombeiros Militares de diversas regiões do Estado receberam instruções sobre atendimento pré-hospitalar e resgate veicular, voltadas ao padrão adotado na competição internacional que muito assemelha-se ao que as guarnições empregam nas ruas em situações reais. Além de bombeiros do 11º Batalhão (Joaçaba), estiveram presentes militares do 2º (Curitibanos), 3º (Blumenau), 5º (Lages), 6º (Chapecó), 8º (Tubarão), 12º (São Miguel do Oeste), 13º (Balneário Camboriú) e 14º (Xanxerê) Batalhões.
A seletiva nacional ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de julho na Escola Superior de Bombeiros em Franco da Rocha, no Estado de São Paulo. Diversas equipes do Brasil já confirmaram presença. O CBMSC será representado por duas equipes, sendo compostas pelos seguintes bombeiros:
Equipe 01:
1º Tenente BM Kehl – Comandante (14ºBBM)
Cabo BM Medeiros – Cmt APH/Socorrista (2ºBBM)
3º Sargento BM Aurélio – Socorrista (11ºBBM)
3º Sargento BM Edmar - Resgatista (8ºBBM)
Soldado BM Bernardi - Resgatista (11ºBBM)
Soldado BM Gustavo – Logística (11ºBBM)
Soldado BM Morés – Suplente (11ºBBM)
Equipe 02:
2º Tenente BM Rudini – Comandante (12ºBBM)
2º Tenente BM Sarraff – Cmt APH/Socorrista (13ºBBM)
Soldado BM Villa – Socorrista (6ºBBM)
3º Sargento BM Dirksen - Resgatista (5ºBBM)
Cabo BM David - Resgatista (11ºBBM)
Bombeiro Comunitário Rafael – Logística; (11ºBBM)
Soldado BM Demartini – Suplente (11ºBBM)
Durante o treinamento também foi realizada oficina de resgate em acidentes com caminhões. Os participantes receberam instruções sobre elementos estruturais dos caminhões, identificação de produtos perigosos, estabilização, obtenção de acesso e desencarceramento de pacientes. Receberam ainda instruções sobre o atendimento pré-hospitalar dispensado em tais operações e a sua importância na definição dos planos de desencarceramento.
As instruções foram ministradas pelo 2º Tenente Bruno Lazarin Koch (11ºBBM), 2º Tenente BM Bruno Golin Sprovieri (5ºBBM) e 3º Sargento BM Cristian Aurélio (11ºBBM).
Créditos: 11° Batalhão