PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (597 palavras)

RIGOR E PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO GARANTEM SUCESSO DA 37ª EDIÇÃO DA OKTOBERFEST

O trabalho do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) na área da Segurança Contra Incêndio e Pânico no período de preparação da 37ª Oktoberfest foi fundamental para que o evento acontecesse praticamente sem ocorrências. Para atingir este resultado, foram analisados e vistoriados um total de 40.700 m² ao longo de 22 dias de atuação prévia ao evento, sendo emitidos 55 alvarás de funcionamento, sendo 12 camarotes, 22 bares, 17 restaurantes e 4 estandes, além de 13 autos de fiscalização, que foram resolvidos antes do início da festa.

Seguindo a Instrução Normativa 28 (IN 28) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), uma brigada de incêndio foi contratada para realizar os serviços preventivos e de atendimento de ocorrências pré-hospitalares durante a festa, deste modo, a corporação pode destinar os seus esforços na segurança do público e também nas fases de organização, prevenção, atendimento de ocorrências, presença institucional e finalização dos trabalhos.



Atuação do Corpo de Bombeiros Militar dentro dos pavilhões da Oktoberfest

Após a aprovação de todos os alvarás de funcionamento, a equipe de segurança contra incêndio e pânico permaneceu em sobreaviso para atendimento de eventuais alterações que pusessem em risco o público da festa. Presencialmente, uma dupla de bombeiros militares das guarnições de serviço de todo o 3º Batalhão assumiu a missão diária de inspecionar as instalações da Vila Germânica e regular o trabalho das equipes de brigada da Oktoberfest.

De forma mais específica, todos os dias as equipes escaladas para atendimento na festa realizavam a conferência dos brigadistas escalados e dos sistemas preventivos, fazia o acompanhamento do controle de público em tempo real, as orientações de segurança para o público presente e também as conferências de lotação dos camarotes.

Segundo o Capitão Fillipi Thiago Pamplona, comandante da operação de segurança da Oktoberfest 2022, "apesar do registro de 634.701 visitantes, maior público desde 2009, nenhuma alteração grave foi constatada pelas equipes, o que demonstra que a 37ª Edição da Oktoberfest foi extremamente bem organizada e teve atenção especial por parte do Parque Vila Germânica nas ações de segurança contra incêndio".

Apenas uma ocorrência foi registrada pelo CBMSC nos 19 dias de festa, quando um pequeno incêndio numa coifa foi combatido pelos próprios funcionários do restaurante. Segundo informações repassadas pela equipe que estava de serviço, o incêndio foi registrado por volta de 7h da manhã e não afetou de forma direta a segurança da festa, pois foi em um horário sem visitantes e não houve, portanto, a necessidade de evacuação em massa do local.

O restante das ocorrências, um total de 299 registros, entre clínicos, traumas, falhas nos sistemas de segurança contra incêndio e situações inseguras, foram atendidos pela brigada contratada pela Oktoberfest, o que representa média de uma ocorrência para cada 2.123 visitantes.

O comandante da operação, Capitão Pamplona, avalia que o resultado de todo esse trabalho, realizado por cerca de 60 bombeiros militares, foi uma festa muito segura por parte dos serviços de bombeiro. Ele complementa também que "o bom cumprimento da IN 28 num evento de tão grande porte ratifica a qualidade das instruções normativas do CBMSC e dá tranquilidade para o 3º BBM focar na prevenção da festa e no atendimento ordinário de ocorrências no município". 


Créditos:
Texto: estagiária Isabella Cremer
Imagens: Giovani Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193