Por volta das 11h do último sábado, 1º, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), sediada no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, foi acionada para atender a um pedido de remoção de duas cobras caninanas de uma pousada na região da Costa de Cima, região turista da ilha.
No local da solicitação, a equipe foi recebida pelo proprietário do estabelecimento, que informou aos bombeiros que em sua propriedade havia duas cobras da espécie caninanas adultas que já eram conhecidas pelo antigo proprietário e que ao adquirir a propriedade foi informado que teria que remover os dois exemplares.
A equipe identificou os dois animais entre uma árvore e o telhado da casa e prontamente providenciou a guarda das cobras em tambores utilizados para essa finalidade. O comandante da operação, informou que os dois animais estavam plenamente saudáveis e tranquilos e tinham aproximadamente mais de dois metros cada um, e que a retirada dos animais foi necessária devido a proximidade com os animais domésticos e crianças que poderiam vir ao local. Após a captura, os dois animais foram deixados em um lugar seguro, longe da residência.
Entenda mais…
A Caninana é uma serpente da família Colubridae, bem característica da América Central e América do Sul. É fundamental para o equilíbrio do ecossistema da ilha e famosa por, muitas vezes, aparecer nos postos de vigia da tainha nos meses de junho e julho. Na ilha, é conhecida por ser rápida e ágil, além de impressionar pelo seu tamanho podendo chegar até 2,5m.
Créditos:
Texto: cabo Fábio Girard dos Santos
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina