O 14º Batalhão de Bombeiros Militar está participando ativamente da campanha Maio Amarelo no município de Xanxerê, no Oeste catarinense. Desde o início do mês, os bombeiros têm auxiliado a organização do evento com ações voltadas a conscientizar os motoristas locais acerca dos riscos presentes nas estradas.
O Maio Amarelo tem como objetivo “promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, segundo o site maioamarelo.com. Em Xanxerê, a organização é da Associação Comercial e Industrial do município (ACIX), que, em parceria com diversos órgãos locais, elaborou um calendário mensal de atividades para conscientizar a população.
O 14º Batalhão de Bombeiros Militar aderiu ao movimento e participou com duas ações:
A primeira foi a instalação de fitas amarelas, símbolo da campanha, no centro de Xanxerê, para chamar a atenção dos motoristas sobre o tema. Sob comando do 1° Tenente BM Clemente Michels, os bombeiros utilizaram técnicas de salvamento em altura para realizar a instalação em segurança. “A prevenção é sempre a melhor maneira de combater o excesso de ocorrências de acidentes trânsito. Só no ano passado, o quartel de Xanxerê prestou 215 atendimentos deste tipo. Precisamos fazer nossa parte para reduzir o número de acidentes, em vez de atuar apenas na resposta”, explicou o oficial.
A segunda foi uma palestra acerca dos riscos com motocicletas, ministrada pelo Aspirante a Oficial BM Fillipi Pamplona para cerca de 60 alunos do Colégio Costa e Silva. A apresentação buscou conscientizar os estudantes do terceiro ano do ensino médio, que estão em vias de obter a carteira de habilitação, sobre o senso de responsabilidade necessário aos motociclistas. Apenas no município de Xanxerê, as guarnições de serviço atenderam 154 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em 2015, número que representa 72% do total de acidentes registrados no ano.
A campanha Maio Amarelo ocorre em simultaneamente em cidades de 23 países dos cinco continentes até o dia 31 deste mês.
Créditos: Aspirante a Oficial BM Fillipi Thiago Pamplona / Fotos: Karina Bortolon e Soldado BM Aldo José Andrade Camargo Júnior