Treinamento aliado a muita adrenalina. Desde a segunda-feira (22/01), os cadetes do 2º Período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizam o módulo de salvamento em altura. Serão três semanas de aulas teóricas e práticas focando nas mais recentes técnicas, desde procedimentos de segurança, nós e amarrações ao rapel de resgate. O módulo segue até a próxima sexta-feira, (09/02).
Os primeiros dias compreenderam a ambientação dos alunos aos equipamentos e técnicas necessárias para a realização dos procedimentos em altura com segurança. “Esse tipo de resgate exige muito treinamento, pois qualquer erro pode ser fatal para a vítima e resgatista”, destaca o Cadete Oliveira.
Ambientes adversos
A familiarização com os ambientes é importante e por isso os instrutores do CSalt (Curso de Salvamento em Altura) configuraram o treinamento em diversos ambientes, como em pontes, prédios, torres, cachoeiras, entre outros locais que simulam situações reais de salvamento em altura.
Na torre de treinamento do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) os cadetes executaram nós e amarrações, montagens de sistemas de tirolesa, de rapel e de redução de forças, entre outras técnicas. Essas mesmas atividades estão sendo realizadas em diversos ambientes, como na Ponte Pedro Ivo Campos, onde realizaram técnicas de tirolesa, travessia no plano horizontal (Comando crawl) e rapel. Prédios em construção na Capital também foram utilizados trazendo uma experiencia real.
Resgate de helicóptero
Na manhã de terça-feira (30/01), o treinamento foi coordenado pelo Batalhão de Operações Áreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC). Na oportunidade foram repassadas aos futuros oficiais técnicas de rapel a partir da aeronave Arcanjo 01, além de embarque e desembarque a baixa altura, ambas utilizadas pelos tripulantes do BOA para acessar locais onde a aeronave não tem condições de pousar com segurança.
Tem muito mais por vir...
A última semana de treinamento reserva muito mais para os cadetes. Na segunda-feira (5/02), a ascensão e o resgate de vítimas em torres metálicas serão treinados na empresa Eletrosul. Os alunos vão colocar em prática os conhecimentos para salvamento de vítimas em torres de energia. Na terça e quinta-feira (06 e 08/02), o módulo segue no Centro de Ensino com instruções diversas e avaliações práticas.
Na quarta-feira (07/02), pela parte da manhã, as técnicas de resgate e ascensão de vítimas serão realizadas no Parque da Luz. À tarde, a instrução será no Centro de Ensino com referências técnicas sobre o salvamento em altura, além de simulação de ocorrência de resgate com uso de escada. Para encerrar o módulo, na sexta-feira (09/02), os cadetes vão praticar rapel em ambientes naturais finalizando as aulas com descidas em uma cachoeira.
créditos: Cadete BM Jackson