O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a primeira transfusão de sangue durante atendimento aeromédico na base de Blumenau, nesta terça-feira (04).
A equipe de serviço do Arcanjo-03 de Blumenau foi acionada pelos Bombeiros Voluntários de Ilhota para atendimento a duas vítimas de acidente entre carro e moto, na SC-412. No local, um homem de 57 anos apresentava ferimentos pelo corpo, fratura exposta de fêmur, suspeita de lesão abdominal e considerável perda de sangue. A outra vítima era um homem de 39 anos, com fratura exposta de membro inferior (tíbia e fíbula) e escoriações.
O primeiro atendimento foi realizado pelos Bombeiros Voluntários. Em seguida, chegaram ao local do acidente a ambulância USA (Unidade de Suporte Avançado) do SAMU e o suporte avançado da aeronave Arcanjo-03.
Graças ao programa Sangue Total, implantado na semana passada na base 2ª/BOA - Blumenau, a equipe de suporte avançado do helicóptero Arcanjo-03 pode fazer a transfusão emergencial de sangue na cena, sendo a primeira transfusão realizada nesta base. A vítima, de 57 anos, foi conduzida para o Hospital Marieta Konder Bornhausen.
Em Santa Catarina, esta foi a 42ª transfusão realizada pelo Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC em parceria com o SAMU Aeromédico da SES.