Santa Catarina sedia Treinamento Nacional de Cães de Busca e Resgate

Entre os dias 09 e 13 de setembro aconteceu o Treinamento de Cães de Busca e Resgate, com ênfase na área de Restos Mortais, na cidade de Curitibanos. O objetivo das atividades foi aprofundar o conhecimento na área, oportunizando práticas para os cães e condutores, preparando-os para atendimento de situações em que seja necessário o emprego.

16.09 Curitibanos3

As aulas foram ministradas pelos militares catarinenses Cabo BM Ronaldo Fumagalli e Capitão BM João Emiliano de Moura e teve a duração de 40h/aula, divididas em teoria e prática. Participaram do curso 27 bombeiros militares e 2 policiais civis dos estados de Santa Catarina, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Participaram do curso os binômios - dupla entre bombeiro e cão de busca – catarinenses: Capitão BM de Moura e Jhony; Tenente BM Domingos e Dante; Cabo BM Fumagalli e Hunter; Cabo BM De Souza e Zaara; Cabo BM Premoli e Bono; Soldado BM Amorim e Moana; Soldado BM Valdeley e Marley; Soldado BM Canever e Leia; Soldado BM Galli e Sasuke.

16.09 Curitibanos4

Após o desastre de Brumadinho, a busca de restos mortais ganhou impulso nacionalmente, já que necessitou do apoio dos cães para a localização e resgate de corpos de vítimas que se encontravam muitas vezes soterradas. Os binômios catarinenses estiveram presentes nesta operação e por isto são referência na atividade.

16.09 Curitibanos2

Além disso, este tipo de habilidade é utilizado também na localização de vítimas de afogamento, deslizamento de terra, estruturas colapsadas, suicídio e também em situações de crimes com ocultação de cadáver.

16.09 Curitibanos

Crédito: Melina Cauduro - Jornalista. Informações: Capitão BM Moura, Cabo BM Fumagalli – Coordenadoria de Cães de Busca e Resgate CBMSC.