SE DIRIGIR, NÃO BEBA: ESTREIA DO CBMSC EM DESFILES DA OKTOBERFEST BLUMENAU REFORÇA A PREVENÇÃO

Pela primeira vez o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) terá um carro alegórico com a temática da corporação nos desfiles da Oktoberfest. Para esta 37ª edição o Bombeiropeia é uma criação da Planetapeia, desenvolvido especialmente para a instituição.

Trazendo diversos elementos do CBMSC, além das cores características, o vermelho e o amarelo, o carro traz detalhes como: botas, capacetes de combate a incêndio, extintores, hidrante e ainda um cão de busca e resgate.

O Bombeiropeia e a participação no desfile da Oktoberfest fazem parte da agenda comemorativa do aniversário de 65 anos do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Blumenau, que será comemorado em 13 agosto de 2023.

O Comandante do 3° BBM, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior, agradece à Prefeitura de Blumenau pela oportunidade de participar dos desfiles, e também ao Planetapeia, que surpreendeu na dedicação, profissionalismo e criatividade ao criar o Bombeiropeia. "É uma grande alegria poder participar dos desfiles, festejar nossa presença em Blumenau junto da comunidade nessa grande festa, principalmente com um carro alegórico que ilustra a nossa maior missão: proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente", relata o tenente-coronel Cameu.

Prevenção a acidentes de trânsito

Além disso, a participação do CBMSC nos desfiles também é estratégica, já que traz como objetivo alertas aos cidadãos sobre a importância de evitar os acidentes de trânsito que podem ser fatais, reforçando a frase: "se dirigir, não beba!" e trazendo a responsabilidade a todos os cidadãos.

Dias do desfile

O Corpo de Bombeiros participa do desfile de abertura da Oktoberfest 2022, hoje, dia 05 de outubro, às 19h, e nos dias 08 e 12, às 16h, na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau.

CBMSC reforça a segurança da 37° Oktoberfest

Apesar de a Oktoberfest ser um momento de celebração, o Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau já vem acompanhando a organização da festa para que todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico sejam tomadas. Foram diversas reuniões desde o começo do ano, além das vistorias em pavilhões, camarotes e demais estruturas necessárias para a realização.

A corporação também estará presente em todos os dias da festa, atuando principalmente na regulação das atividades de prevenção a incêndios e controle de pânico, além do atendimento pré-hospitalar que será realizado por uma brigada de emergência particular, contratada pela organização da Oktoberfest - que é considerada um sistema preventivo, exigência do CBMSC para a realização do evento. Haverá uma triagem das ocorrências por bombeiros da corporação, que acionarão as ambulâncias do CBMSC caso necessário, organizando o despacho das ocorrências com um atendimento ágil e eficaz aos cidadãos, otimizando os deslocamentos das viaturas da corporação, se for preciso.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Isabella Cremer - estagiária CBMSC Blumenau