Seara: Bombeiros Mirins são escolhidos em concurso de redação

Na última quarta-feira (13/09), aconteceu a aula inaugural do Curso de Bombeiro Mirim na cidade de Seara. Para a seleção dos 30 alunos que farão o curso foi realizado um concurso de redação com o tema: “Por que quero ser um Bombeiro Mirim?” A seleção aconteceu em parceria com as secretarias de Educação do Estado e do Município.

As aulas acontecerão todas as tardes de quartas-feiras, entre setembro e dezembro do corrente ano. Ao todo, foram selecionadas 30 crianças com idades entre 10 e 14 anos.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Seara, Tenente BM Ismael Piva, explica que estão programadas aulas teóricas e práticas com conteúdo técnico e educacional. “Vamos abordar as atividades dos Bombeiros que envolvem primeiros socorros, combate a incêndios, resgate veicular e noções de salvamento aquático. Mas, também tem uma parte sobre cidadania, onde se fala sobre trânsito, respeito, educação e até o combate ao uso de drogas”, destaca Piva.

A Secretária Executiva da ADR- Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Bizolo dos Santos, ressalta que a corporação está instalada no município há apenas dois anos e atua em sintonia com a comunidade. “Esta é uma atividade que demonstra o trabalho social e os valores do Corpo de Bombeiros Militar. Quem muda o mundo são as pessoas”, destacou parabenizando os Bombeiros e os pais das crianças em virtude da realização do concurso de redação e do curso de Bombeiro Mirim.

Importante destacar que o concurso de redação foi bem aceito entre os estudantes, tanto é que, o número de inscritos foi maior que o dobro das vagas oferecidas, o que tornou a seleção bem criteriosa.

Entre muitas frases escritas nas redações das crianças, os Bombeiros de Seara destacaram algumas: "Quero ser Bombeiro Mirim porque os Bombeiros são pessoas que, não importa a situação ou acontecimento, estão sempre ali, dispostos a ajudar e quero ser assim como eles, com garra e persistência.". "Quero me desafiar e vencer meus medos". "Como Bombeira, acredito que terei a chance de fazer um mundo melhor".

Créditos: Júlia Galli Antunes- Estagiária do 6°BBM