PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (422 palavras)

SEIS PESSOAS EM MICRO-ÔNIBUS ILHADO NA REGIÃO DA PINHEIRA SÃO RESGATADAS

Na madrugada de quinta-feira, 23, por volta de 2h30min, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Palhoça e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram acionados pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) para atender uma ocorrência na região da Pinheira, em Palhoça. A informação inicial era de que um ônibus teria caído no rio e cerca de 15 pessoas estariam na água, com risco iminente de arrastamento e afogamento.

A equipe do GBS foi mobilizada, empenhando o jet ski BI Guará e outros materiais para se deslocar até o local da ocorrência. Ao chegar, a equipe encontrou o caminhão de primeira resposta ABTR-43, de Palhoça, que já estava atendendo as vítimas.

A região em que o incidente ocorreu margeia o Rio da Madre, o qual estava transbordando e causando uma correnteza que passava por cima de um trecho da estrada. Cerca de 200 metros à frente do ponto de parada, estava um micro-ônibus atolado com água na altura dos pneus, com seis, e não quinze pessoas em seu interior.



As equipes de plantão traçaram uma estratégia em que o BI Guará não seria empregado devido ao baixo nível da lâmina d'água, e decidiram seguir o resgate à pé. Duas pessoas que estavam no ônibus vieram de encontro a equipe, sendo retiradas da água. Todos foram retirados em segurança.

Em ação do cabo Rafael dos Santos, acompanhado do motorista, o veículo foi trancado por dentro, para resguardar os pertences e equipamentos presentes no veículo. Após o resgate, as vítimas resgatadas foram encaminhados pelas viaturas empenhadas até um posto de gasolina próximo, para posterior retirada pela empresa.



Esse tipo de situação é comum em dias de chuva forte, e é importante que os motoristas fiquem atentos às condições das estradas e evitem trafegar em áreas alagadas. Em casos de emergência, os bombeiros podem ser acionados para realizar o resgate em segurança. 


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: bombeiro comunitário Paulo Vinicius Heusi Rampinelli
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193