Na madrugada de quinta-feira, 23, por volta de 2h30min, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Palhoça e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram acionados pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) para atender uma ocorrência na região da Pinheira, em Palhoça. A informação inicial era de que um ônibus teria caído no rio e cerca de 15 pessoas estariam na água, com risco iminente de arrastamento e afogamento.
A equipe do GBS foi mobilizada, empenhando o jet ski BI Guará e outros materiais para se deslocar até o local da ocorrência. Ao chegar, a equipe encontrou o caminhão de primeira resposta ABTR-43, de Palhoça, que já estava atendendo as vítimas.
A região em que o incidente ocorreu margeia o Rio da Madre, o qual estava transbordando e causando uma correnteza que passava por cima de um trecho da estrada. Cerca de 200 metros à frente do ponto de parada, estava um micro-ônibus atolado com água na altura dos pneus, com seis, e não quinze pessoas em seu interior.
As equipes de plantão traçaram uma estratégia em que o BI Guará não seria empregado devido ao baixo nível da lâmina d'água, e decidiram seguir o resgate à pé. Duas pessoas que estavam no ônibus vieram de encontro a equipe, sendo retiradas da água. Todos foram retirados em segurança.
Em ação do cabo Rafael dos Santos, acompanhado do motorista, o veículo foi trancado por dentro, para resguardar os pertences e equipamentos presentes no veículo. Após o resgate, as vítimas resgatadas foram encaminhados pelas viaturas empenhadas até um posto de gasolina próximo, para posterior retirada pela empresa.
Esse tipo de situação é comum em dias de chuva forte, e é importante que os motoristas fiquem atentos às condições das estradas e evitem trafegar em áreas alagadas. Em casos de emergência, os bombeiros podem ser acionados para realizar o resgate em segurança.