PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (591 palavras)

SERVIÇO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DE PRESIDENTE GETÚLIO REALIZA TREINAMENTO COM PROFESSORES E ALUNOS

Em julho desse ano o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Presidente Getúlio, iniciou um trabalho nas escolas dos municípios de Ibirama e de Presidente Getúlio, com o objetivo de repassar conhecimentos básicos em forma de treinamento sobre a utilização de extintores de incêndio e evacuação ou abandono emergencial das edificações escolares.


Os treinamentos aconteceram em conjunto com as Secretarias de Educação dos municípios. Esse, proporcionou o treinamento de 610 funcionários, entre corpo docente, secretaria, manutenção e cozinha, juntamente com 6.301 crianças.

Nesses treinamentos foram abordados os seguintes assuntos: tetraedro do fogo, enfatizando que sem um dos elementos o fogo se extingue, os tipos de extintores mais comuns e suas finalidades, identificação de um extintor em condições de uso ou não, primeiros procedimentos a serem seguidos após a identificação de um princípio de incêndio e a utilização do extintor na prática.



Grande parte dos funcionários conseguiu utilizar os extintores de forma correta e em uma das escolas, após o treinamento, houve o relato de princípio de incêndio, o qual foi combatido pelos funcionários já treinados.

Segundo relato: "No dia 03 de agosto no final da tarde, por volta das 18:10, a escola já estava fechada, porém a diretora Sâmia e a servente Raquel estavam no local. A diretora escutou alguns estralos vindos de dentro do pátio interno, que pareciam vir da cozinha, perguntou para servente se tinha ficado alguém, em seguida começou a sentir um cheiro de queimado.

Foi aí que a servente correu para desligar o disjuntor geral da escola. Em seguida abrimos e procuramos o local do incêndio. Era no banheiro. Logo também veio um pai que estava no ginásio da escola ver o que havia acontecido. Foi então arrombada a porta e apagado o fogo, pois estava somente confinada em apenas um dos banheiros.

Depois de nos certificamos que não havia mais nenhum foco de incêndio, entrei em contato com a Diretora Tânia que veio ao local para ter certeza de que estava tudo certo. Também com a Dona Marilene, secretária de Educação, que se colocou à disposição para prestar auxílio à escola caso necessário."



Na parte de evacuação emergencial das escolas, todos os participantes demonstraram um desempenho excelente, onde as crianças e os professores, após orientados pelo soldado Mateus Fagundes Rodrigues, saíram de forma organizada e rápida, levando em média dois minutos e meio para evacuação total dos imóveis. Nestes momentos, aproveitou-se para explicar de forma lúdica o que fazer e o que evitar na hora de um incêndio.


Até o final de 2022 o CBMSC em Presidente Getúlio pretende realizar o mesmo treinamento em outros municípios da região do Vale Norte, que abrange Ibirama, Presidente Getúlio, José Boiteux, Dona Emma, Vítor Meireles e Witmarsum.


Créditos:
Texto: sargento Marcos Antonio Vieira
Imagens: Divulgação CBMSC/Presidente Getúlio
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193