No mês mundial de prevenção ao suicídio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esteve presente em diferentes instituições acadêmicas e hospitalares, contribuindo com palestras e mesas-redondas sobre a abordagem técnica e humanizada em tentativas de suicídio, conforme previsto na Diretriz Operacional nº 39 da corporação.
Em Florianópolis, as atividades reuniram profissionais de saúde e estudantes de áreas como Medicina, Psicologia, Enfermagem e Naturologia, promovendo debates sobre saúde mental e destacando a importância da busca por ajuda profissional diante de sinais de mudanças crônicas de humor ou comportamento.
O CBMSC foi representado por bombeiros militares que ministraram palestras e participaram de mesas-redondas ao lado de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). A participação se estendeu a duas universidades e também ao Multihospital, reforçando a relevância do tema em diferentes contextos acadêmicos e assistenciais.
A corporação agradece a oportunidade de integrar ações dessa natureza e reafirma seu compromisso permanente com a sociedade catarinense, atuando não apenas em emergências, mas também em iniciativas sociais que visam melhorar a qualidade de vida por meio do cuidado com a saúde mental.