PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (473 palavras)

SIMULAÇÃO DE INCÊNDIO NO COMPLEXO ADMINISTRATIVO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA PROMOVE SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO


A Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu na tarde de sexta-feira, 11, o treinamento simulado de abandono de edificação nas Torres I e II do complexo administrativo. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação das Brigadas de Incêndio, realizado pela Academia Judicial em parceria com a Assessoria do TJSC. 



O treinamento simulou um princípio de incêndio no pavimento do hall superior da Torre I. Para tanto, foi acionada uma máquina de fumaça a fim de emular o foco de incêndio e sua propagação, provocando consequentemente o disparo da central de alarme da edificação, dando início a evacuação dos prédios por servidores e magistrados. 



O treinamento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Através de simulações de resgate de vítimas por técnicas de acesso por cordas (rapel) e uso da viatura Auto Escada Mecânica, a equipe do Batalhão de Florianópolis simulou um combate a incêndio, além do resgate de uma Pessoa com Deficiência (PcD). Os bombeiros ainda realizaram uma instrução de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em vítimas que simularam ter inalado fumaça.



Além dos 27 bombeiros militares e comunitários que participaram do evento, o exercício contou com a importante participação de 37 brigadistas orgânicos do TJSC, que atuaram na orientação da população em relação à rota de fuga adequada a ser tomada. Os brigadistas são certificados no Treinamento Básico de Atendimento à Emergência (TBAE).


Contando também com a participação dos servidores, magistrados, colaboradores do TJSC, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), o objetivo do treinamento simulado é testar os protocolos de segurança na prática, detectar falhas e aperfeiçoar o plano de emergência, garantindo que, em uma situação real, todos possam evacuar o prédio com segurança e tranquilidade.



Créditos:
Texto: Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Imagens: Divulgação CBMSC/Cristiano Estrela
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193