A Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu na tarde de sexta-feira, 11, o treinamento simulado de abandono de edificação nas Torres I e II do complexo administrativo. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação das Brigadas de Incêndio, realizado pela Academia Judicial em parceria com a Assessoria do TJSC.
O treinamento simulou um princípio de incêndio no pavimento do hall superior da Torre I. Para tanto, foi acionada uma máquina de fumaça a fim de emular o foco de incêndio e sua propagação, provocando consequentemente o disparo da central de alarme da edificação, dando início a evacuação dos prédios por servidores e magistrados.
O treinamento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Através de simulações de resgate de vítimas por técnicas de acesso por cordas (rapel) e uso da viatura Auto Escada Mecânica, a equipe do Batalhão de Florianópolis simulou um combate a incêndio, além do resgate de uma Pessoa com Deficiência (PcD). Os bombeiros ainda realizaram uma instrução de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em vítimas que simularam ter inalado fumaça.
Contando também com a participação dos servidores, magistrados, colaboradores do TJSC, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), o objetivo do treinamento simulado é testar os protocolos de segurança na prática, detectar falhas e aperfeiçoar o plano de emergência, garantindo que, em uma situação real, todos possam evacuar o prédio com segurança e tranquilidade.
Créditos:
Texto: Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Imagens: Divulgação CBMSC/Cristiano Estrela
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.