Na quarta-feira (25/04), foi realizado, no município de Itapoá, um exercício simulado de abandono de local. A atividade foi exercida considerando a Instrução Normativa 031 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estabelece critérios para elaboração e implantação do Plano de Emergência em edificações.
A simulação ocorreu no prédio administrativo do Porto Itapoá, e contou com a participação de 130 pessoas. Para o exercício, foi criado um cenário hipotético de incêndio no último andar do edifício, com intuito de avaliar a reação dos colaboradores, da brigada de incêndio, e também da equipe de resposta do Corpo de Bombeiros Militar.
Após soar o alarme de incêndio, os colaboradores – que não foram avisados sobre o simulado – abandonaram a edificação de forma organizada, utilizando as saídas de emergência até o ponto de encontro na área externa. Em três minutos, o prédio já havia sido completamente esvaziado.
Na sequência, os membros da brigada de incêndio do Porto Itapoá inspecionaram a edificação, verificando se ainda havia pessoas no local. Com a área segura, e após a chegada dos Bombeiros, o exercício foi encerrado. Todos que participaram da atividade receberam também orientações de segurança.
A simulação foi acompanhada por Bombeiros Militares e Comunitários, alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências, equipe do SAMU, além do supervisor e pelo técnico de segurança do trabalho do Porto Itapoá.
Créditos: OBM de Itapoá.