Simulado de Incêndio Florestal prepara Bombeiros para piores cenários

Um tipo de ocorrência bastante comum no estado, especialmente em épocas de estiagem, é o incêndio em vegetação rasteira ou florestal. Geralmente, os focos de incêndio iniciam em áreas próximas a rodovias ou em terrenos particulares ou de reserva, que ficam em regiões limítrofes com áreas habitadas. Apesar de serem bastante comuns, é importante que os Bombeiros estejam preparados para os piores cenários. Já que dependendo do tipo de terreno, de vegetação e das condições climáticas, um incêndio em vegetação pode ganhar proporções grandes e precisa ser controlado para evitar que atinja áreas habitadas.

Pensando no preparo e na qualificação técnica dos Bombeiros, nesta segunda e terça-feira (4 e 5/9), em Curitibanos, aconteceu mais um treinamento com simulado de incêndio florestal. O foco foi o treinamento das Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar, que são chamadas em ocorrências de grandes proporções.

Dessa forma, um grande incêndio florestal foi simulado numa área isolada do município de Curitibanos. Pelo exercício, por volta das 18h de ontem (4/9), o incêndio teria saído do controle e foi acionado o Sistema de Comando de Operações, para gerenciamento da situação. “Toda uma estrutura com acampamento para servir de base operacional foi montada no local. A primeira Força-Tarefa chegou por volta da meia noite de ontem e os trabalhos de combate às chamas continuaram durante toda a madrugada”, explicou o Major BM Walter Parizotto, Presidente da Coordenadoria da Força-Tarefa de Incêndio Florestal do Corpo de Bombeiros Militar.

Ouça o áudio do Major Parizotto.

Durante toda a manhã e tarde desta terça-feira, os Bombeiros se revezavam para controlar as chamas, empregando técnicas, materiais e conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Já que os incêndios florestais se traduzem em uma ocorrência bastante comum para o estado de Santa Catarina, especialmente em épocas de grande estiagem. Por isso, é de fundamental importância que os Bombeiros estejam preparados e prontos para agir.

De acordo com o Tenente Coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, Comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Curitibanos, o exercício transcorreu da melhor maneira possível, com todas as equipes chegando dentro do tempo previsto na cena da ocorrência. “Importante destacar também a presença e a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Pelas proximidades territoriais, num evento de grandes proporções, é interessante estarmos sempre em sintonia para apoio em caso de necessidade”, disse o Tenente Coronel Diniz.

Ouça o áudio do Tenente Coronel Diniz.

Ouça o áudio do Coronel Evaldo Rodrigues Vieira, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Foram acionadas cinco equipes de Forças- Tarefas de Santa Catarina para participarem do exercício. A medida em que chegavam ao local da ocorrência, as equipes passaram por uma checagem prévia do material. O objetivo era analisar se os materiais que seriam usados para combater o incêndio estavam condizentes com a situação enfrentada. “Cada equipe recebia uma prévia instrução sobre a situação e tinha 30 minutos para combater uma parte do incêndio. O exercício mostrou que os Bombeiros estão muito bem preparados tecnicamente e com material adequado para este tipo de ocorrência,” disse o Tenente Coronel Jeferson de Souza Presidente da Câmara Técnica de Incêndio Florestal do CBMSC.

Ouça o áudio do Tenente Coronel Jeferson.

Confira as fotos e vídeos feitos pelo B5 do 2°BBM AQUI.

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista -CCS-CBMSC

Fotos: Ewerton Luis de Oliveira- 3º 3º Sargento BM