PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (452 palavras)

SIMULADO DE OCORRÊNCIA COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS É REALIZADO EM TUBARÃO

Na última quinta-feira, 26, equipes do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina (CBMSC) em Tubarão, participaram de um treinamento de acidente com múltiplas vítimas. O evento foi idealizado pelos estudantes de medicina de uma Universidade da cidade.

O evento foi divido em duas etapas: durante a manhã foram realizadas três palestras, com destaque para o palestrante do CBMSC, sargento Felipe Lucena Bitencourt, que abordou o tema "Os 5 pilares do atendimento de múltiplas vítimas". No período da tarde foi realizado o simulado. 



O simulado envolveu um acidente entre dois veículos que teriam colidido em uma edificação rompendo um duto de gás. Em um dos automóveis havia duas vítimas presas, e no outro carro um princípio de incêndio.

Durante os trabalhos das equipes de resgate e combate a incêndio, ocorreu uma explosão na edificação em que os veículos colidiram, onde as pessoas saíram de seu interior desesperadas e consequentemente foram atropeladas por um ônibus. Os 03 incidentes resultaram em 17 vítimas, aumentando ainda mais a complexidade da ocorrência.



Para o atendimento da cena, foi utilizado o método START, pois é o algoritmo mais utilizado no mundo para triagem primária de acidentes envolvendo múltiplas vítimas. A triagem foi realizada pelos alunos do curso de medicina e as vítimas foram distribuídas em lonas, identificadas com as cores vermelha como emergência com atendimento de 1ª prioridade, amarelo para atendimento de segunda prioridade, verde para prioridade 3ª prioridade e preto para pacientes sem prioridade (óbito).



Durante o simulado foram realizadas várias ações conjuntas entre bombeiros, alunos e professores de medicina, SAMU, SAER/SARASUL, além de instituições privadas, buscando integração e o maior sucesso possível nesses tipos de atendimentos.


Créditos:
Texto: 3º sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/Tubarão
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193