PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (264 palavras)

SIMULADO DE OCORRÊNCIA COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS EM CANOINHAS

No dia 18/12, o CBMSC de Canoinhas realizou, em parceria com a Faculdade Dama, um simulado de ocorrência com múltiplas vítimas. O Simulado contou com a participação de bombeiros militares, bombeiros civis e alunos do 4° ano do curso de enfermagem da Faculdade Dama.

2212 simulado canoinhas 1
Na ocasião, foi simulado uma ocorrência de acidente de trânsito com 12 vítimas envolvendo dois automóveis e uma motocicleta. Para o atendimento do evento, foi adotado o método START (Simple Triage and Rapid Treatment).

2212 simulado canoinhas 2
O método START é o algoritmo mais utilizado no mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas, sendo este trabalhado durante a disciplina de urgência e emergência ministrada pela professora Andréia Silva, docente da Faculdade DAMA. Ademais, o CBMSC também adota o método START como referência para o atendimento a ocorrências envolvendo múltiplas vítimas. Diga-se de passagem este tema foi alvo de estudo e treinamento do 9° Batalhão de Bombeiros Militar (Canoinhas) durante o PInD (Plano de Instrução Diária).

2212 simulado canoinhas 3
Durante a simulação foram realizadas várias ações conjuntas entre bombeiros e alunos de enfermagem, buscando integração e o maior sucesso possível nos atendimentos simulados, atendendo vítimas presas em ferragens, em óbito, criança recém nascida, gestantes, bem como a situação de um veículo em chamas, trabalhando assim diferentes situações numa mesma ocorrência.

2212 simulado canoinhas 4

 

Veja o vídeo do simulado aqui.


Créditos:
Texto: soldado Magno
Imagens: Divulgação CBMSC/Canoinhas - Faculdade Dama
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193