Ocorreu na última quarta-feira (03/08) um simulado de abandono de área no campus de Marcílio Dias da Universidade do Contestado (UnC). O evento ocorreu após algumas reuniões entre a Seção de Instrução e Ensino (B3) do 9º Batalhão (com sede em Canoinhas) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA da UnC, os quais organizaram conjuntamente o treinamento.
O evento contou com uma reunião preliminar entre integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e da CIPA com os professores que estariam ministrando aulas no momento do simulado, na qual foi repassado o que ocorreria e de que forma deveriam agir.
Em seguida, bombeiros militares e comunitários juntamente com os membros da CIPA passaram em cada sala de aula dando breves orientações aos alunos sobre abandono de área, instruindo os mesmos a como se retirarem de forma segura e organizada da edificação.
Após as devidas orientações foi acionado o alarme de abandono, e cerca de 650 pessoas entre alunos, funcionários e professores foram evacuados dos quatro blocos da universidade em menos de três minutos.
Segundo o Subtenente BM Aristeu, um dos organizadores do evento, o exercício foi muito produtivo e possibilitou a observação de alguns pontos que podem ser melhorados para um próximo treinamento. O militar acrescentou que a ideia é manter uma periodicidade nesse tipo de treinamento de dois por ano, conforme as Instruções Normativas do CBMSC que trata do assunto. CLIQUE AQUI para acessar.
Créditos: Aspirante a Oficial BM Leonardo Felipe Ardigó da Silva – 9 ° Batalhão