Na tarde de terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atendimento a um princípio de incêndio em um box comercial localizado na Ala Norte do Mercado Público Municipal, no Centro da capital.
A equipe do quartel Central, deslocou-se com prioridade máxima após o recebimento de informações iniciais que indicavam a presença de chamas no local. Ao chegar, os bombeiros constataram que o foco havia sido extinto graças ao acionamento automático do sistema de sprinklers da edificação.
Segundo relatos, o incêndio teve início na cozinha do mezanino de um box. Houve tentativa inicial de combate com extintores, sem sucesso, mas o sistema de prevenção instalado funcionou corretamente, contendo o princípio de incêndio ainda em seu ponto de origem. A rápida atuação dos sistemas automáticos evitou a propagação das chamas para outros setores do mercado, preservando o patrimônio e garantindo a segurança dos frequentadores.
A equipe realizou o gerenciamento de riscos, inspeção completa da área atingida e o desligamento técnico do sistema de sprinklers. Também foi feito o isolamento do espaço até a chegada da perícia. Nenhuma vítima foi registrada e os danos materiais ficaram restritos ao box onde o incêndio se iniciou.
A ocorrência reforça a importância da correta instalação e manutenção dos sistemas preventivos contra incêndio, como extintores, hidrantes de parede e sprinklers automáticos, bem como a pronta resposta das equipes do CBMSC, fundamentais para a segurança em edificações com grande circulação de pessoas.