SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO GMAU EM ITAJAÍ

Hoje, 2, ocorreu a solenidade de formatura do curso Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU). O objetivo do curso é capacitar os bombeiros militares, bombeiros comunitários e integrantes do SAMU para atuarem em ocorrências com a motolância.

Segundo o tenente-coronel José Ananias Carneiro, Comandante do 7° Batalhão de Bombeiros Militar, a Motolância já foi implementada em Balneário Camboriú e devido seu sucesso está sendo estendida para Itajaí. Segundo o Comandante, a principal vantagem do uso da moto nas ocorrências é sua versatilidade e rapidez para chegar até às vítimas, principalmente quando há um trânsito intenso, comum nos grandes centros urbanos. Além disso, a equipe atuará sempre em conjunto com um integrante do SAMU, o qual poderá realizar a regulação com um médico na Central de Emergências, assim ministrando medicamentos caso necessário e inclusive podendo liberar a vítima no local, assim diminuindo o congestionamento nos hospitais.

O Comandante ainda agradeceu o apoio do prefeito municipal de Itajaí, Volnei José Morastoni, ao secretário municipal de saúde, Emerson Roberto Duarte e ao diretor geral de engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí, Jucelino dos Santos Sora e o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

De acordo com o coronel Fabiano Bastos Das Neves, neste ato, representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a formação do grupo de motociclistas em atendimento de urgências é uma iniciativa pioneira em Santa Catarina e vem para reforçar a capacidade de resposta dos bombeiros diante de situações de emergência.

Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.