SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO E DE ENTREGA DE MAIS DE 2,5 MILHÕES DE REAIS EM RECURSOS EM CANOINHAS

Aconteceu na sexta-feira, 14, em Canoinhas, a solenidade de passagem de comando, entrega de recursos, medalhas e formatura de bombeiros comunitários. Na ocasião o tenente-coronel Atila Medeiros Sarte, depois de 04 anos a frente do 9° Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), passou o comando ao major Willian Leal Nunes.

Destaca-se que durante o tempo em que esteve no comando, foram realizadas diversas solenidades que ficaram marcadas pelas entregas milionárias de recursos, a maior parte desses através do Escritório de Projetos do 9°BBM, onde que por meio da utilização do IBPN (Instituto dos Bombeiros do Planalto Norte), foi possível participar de vários certames em busca de recursos e aprovação dos projetos junto aos diversos editais, nas mais variadas áreas, desde projetos junto ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência), tanto municipal, quanto estadual, como até mesmo em projetos junto ao poder judiciário, exemplo disso o Ministério Público do Trabalho, ou ainda o Ministério dos Esportes.

O evento contou também com a entrega de medalhas, sendo elas:

Medalha de Mérito Bombeiro Militar categoria ouro: sargento Rogério dos Santos Piechontkoski Medalha de Mérito de Segurança Contra Incêndio: cabo Guilherme Comnisky
Medalha de Mérito por tempo de serviço na categoria bronze: cabo Felipe Miranda do Prado

Após a entrega das medalhas aos referidos militares, foi dado início ao ato de Formatura do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) da cidade de Canoinhas e de Três Barras. Essa é a segunda edição de um CBC realizado através de parceria com o Exército Brasileiro (EB, na qual o efetivo variável do exército, isso é, aqueles que cumprem o serviço militar obrigatório, realizam concomitante com a formação do EB e o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC).

A turma de Canoinhas, por outro lado foi o CBC realizado de maneira tradicional, com a presença da população em geral, ao todo formaram-se 25 Bombeiros Comunitários que passarão a atuar na região do planalto norte.

Sobre os diversos recursos entregues no ato de solenidade, cita-se o projeto junto ao Ministério do Esporte em parceria com empresas locais, como a Celesc, Mili, WestRock e Cia Canoinhas, onde através da lei de incentivo ao esporte foi possível a soma de recursos dessas empresas, totalizando aproximadamente R$ 71.432,16, que seriam destinados aos cofres públicos através do imposto de renda, retornar para sociedade através do patrocínio de um Projeto Golfinho que será realizado em breve para aproximadamente 350 crianças da região.

Outra entrega de recursos foi a do Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina, no valor de R$ 199.989,36, o qual possibilitará também a realização futura de um Projeto Golfinho para aproximadamente 700 crianças da região do planalto norte catarinense, abrangendo diversas cidades e comunidades. O Ministério Público do Trabalho de Joaçaba realizou a entrega simbólica de um cheque de R$ 354.640,00 , destinado a aquisição de uma ambulância (ASU – Auto Socorro de Urgência). Já o Ministério Público do Trabalho de Joinville realizou a entrega simbólica de um cheque de R$ 172.416,00 , destinado a aquisição de equipamentos de busca, resgate e salvamento em ambientes aquáticos.

A Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários (FECABOM) em parceria com o poder público municipal realizou a entrega de vários materiais e equipamentos, no valor de R$160.010,56, entre eles destacam-se os vários fardamentos, EPIs e também um Drone para uso em ocorrências.

Aconteceu também a entrega de uniformes para bombeiros comunitários e kit para a formação de novos bombeiros mirins, oriundos de emenda parlamentar do Deputado Estadual da 19ª Legislatura, senhor coronel RR Onir Mocellin no valor de R$198.676,68. Cabendo ainda, destacar a entrega de um caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), modelo Atego Mercedes Bens, no valor de R$1.345.000,00, realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, através do FRBL (Fundo para Reconstituição de Bens Lesados).

E no final do evento, não poderia faltar o tradicional banho de batismo dos comandantes substituído, substituto e dos novos bombeiros comunitários formandos.

Texto: soldado Magno Lopes de Medeiros
Imagens: bombeiro comunitário Biluka

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.