SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO E ENTREGA DE EQUIPAMENTOS EM VIDEIRA

Foi realizada na quarta-feira, 31, a passagem de comando do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Videira. O capitão Ian Triska assume o comando da organização bombeiro militar e o major Leandro Flores Emanuelli deixa a função para ser o subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), com sede em Curitibanos.

A formatura foi realizada às 17h30min e contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, do comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, coronel Paulo Diniz Arruda Nunes e do comandante do 2ºBBM, tenente-coronel Marco Antônio Eidt.

Além da passagem de comando, ato principal da formatura, houve também a entrega de equipamentos operacionais para o quartel de Videira, adquiridos por meio de convênio entre o município e o CBMSC.

São 23 equipamentos de proteção individual, (compostos por calça, luva, jaqueta, balaclava e bota), 30 capacetes de combate a incêndio, 27 equipamentos de proteção individual multimissão (compostos por botas táticas e hastes de resgate), 09 equipamentos de proteção respiratória, além de equipamentos de resgate e salvamento em altura, mergulho e outros.

O valor total dos equipamentos somam R$312.599,24. Além dos equipamentos agora entregues, o CBMSC investe em equipamentos e recursos avançados, com foco em equipar a Força-Tarefa (FT) do batalhão, a qual atua em situações de desastres naturais e eventos críticos. Por isso foi entregue um drone de última geração, modelo DJI Mavic 3t, que apresenta alta tecnologia, com uma câmera térmica embutida, no valor de R$42.800,00.

Além disto, para atender a FT em locais de difícil acesso e sem comunicação, será implantada a internet starlink. Este recurso foi doado pela associação comercial e industrial de Videira - ACIAV, que patrocinou a aquisição da internet starlink com valor total de R$4.000,00.

Foi feita também a entrega simbólica de uma placa de energia solar, que representa todo o sistema de geração de energia solar que atenderá o CBMSC em Videira e região. O valor investido foi de R$236.224,00, provenientes da emenda parlamentar do ex-deputado estadual coronel Moccelin, que não pode estar presente na entrega.

E finalmente, destaque para a aquisição pela prefeitura de uma nova ambulância para Videira, no valor de R$432.000,00. Esses valores somam-se a outros R$95.190,64 já investidos para revitalização do presente quartel.

O capitão Ian Triska assume o comando do quartel do CBMSC em Videira, com responsabilidade sobre 13 municípios e os aquartelamento subordinados de Fraiburgo, Lebon Régis, Tangará, Caçador, Salto Veloso e Rio das Antas. A formatura foi finalizada com o tradicional batismo dos comandantes substituído e substituto.

Texto: capitão Luíza Fregapani Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Videira

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.