A solenidade foi presidida pelo tenente Levi Garcia Ribeiro, Comandante da Organização Bombeiro Militar (OBM) de Gaspar. Junto à mesa de honra, contamos com a presença do Marcelo Souza Brick, vice-prefeito da cidade de Gaspar, Zilma Mônica Sansão Benevenuti, vereadora, representando a Câmara de Vereadores e Ana Janaína Medeiros de Souza, superintendente da Defesa Civil de Gaspar. O ato contou com uma breve apresentação das atividades exercidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), seguida por uma explanação sobre o Programa Bombeiro Comunitário no âmbito estadual e municipal, finalizando com a abertura da primeira aula da nova turma, a qual foi composta por uma palestra apresentada pelo subtenente Evandro Mello do Amaral, ex-comandante da OBM de Gaspar e uma apresentação ao curso ministrada pelo soldado Dyell Orelo, coordenador do CBC.
O Programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação de pessoas da comunidade para atuarem voluntariamente como agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente a necessidade de coordenação diante de algum imprevisto. O Bombeiro Comunitário é capacitado para auxiliar, de forma voluntária, as equipes de plantão do CBMSC nas atividades operacionais, bem como na propagação da cultura de prevenção à comunidade através dos programas comunitários como um todo.
Para se tornar bombeiro comunitário, os candidatos passam por um processo seletivo rigoroso que visa selecionar pessoas com interesses e aptidões compatíveis com os valores da instituição. Neste ano, a seleção foi iniciada pelo Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE), de caráter EAD e aberto a toda população. Na sequência, os candidatos que concluíram a etapa anterior foram convocados para realizar o Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE), de caráter presencial, com o objetivo de verificar e validar os conhecimentos através de oficinas e avaliações. Finalmente, aqueles que foram aprovados no treinamento e realizaram a inscrição para o CBC, passaram por uma etapa final de seleção composta por exames de saúde, testes de aptidão física e entrega de documentos. Ao fim, os melhores colocados, preencheram as vagas disponíveis para esse ano e iniciaram as aulas nesta segunda-feira.
O CBMSC deseja aos novos alunos que aproveitem ao máximo o período do curso, buscando crescer profissionalmente e como cidadãos, sempre com o objetivo nobre de auxiliar o atendimento à comunidade nos momentos de necessidade.
Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina