PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (366 palavras)

SOMENTE EM 2023, CBMSC JÁ ATENDEU 26 OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ACIDENTES DE TRABALHO NO EXTREMO SUL

As ocorrências envolvendo acidentes de trabalho vêm preocupando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no Extremo Sul do estado. Somente em 2023, até o 08 de março, foram 26 chamados para acidentes que envolvem desde de queda de altura até esmagamento de membros do trabalhador.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, realiza o atendimento em 25 cidades do Sul e Extremo Sul, desde Urussanga até Passo de Torres e, em 2022, foram 127 casos envolvendo acidentes de trabalho, acendendo um alerta para o uso correto dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) nas empresas.



Segundo o subcomandante do 4º BBM e chefe da Seção de Instrução e Ensino, major Renan Fernandes, o contratante e o contratado precisam ficar atento às regras para cada serviço que oferecem perigos. "É sempre importante que se verifique se o contratado possui habilitação necessária para a execução do serviço – seja em espaços confinados ou trabalho em altura", afirma.

Além disso, conforme Fernandes, em todas as atividades que oferecem riscos, o executante precisa utilizar os EPIs corretos, como luva, capacete e sapato, diminuindo a vulnerabilidade do trabalhador. "Isso vale também para as ferramentas e equipamentos, fazendo sempre o seu uso correto para qual ele foi destinado", acrescenta.

A fiscalização trabalhista é realizada pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência e do Ministério Público do Trabalho. "A gente sempre busca alertar, mostrar os equipamentos e conscientizar o trabalhador, para que não chegue ao ponto de um acidente de trabalho ou ainda, que vire mais um nas estatísticas", complementa o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.


Créditos:
Texto: Manuela Silva - Assessoria de Imprensa 4º BBM
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193