Sucatas oriundas do Desafio de Resgate serão destinadas a instituições

Para simular os acidentes de trânsito que compõem os cenários de atuação das equipes participantes do Desafio de Resgate em Chapecó, estão sendo usados cerca de 40 veículos. Depois das provas competitivas, que consistem em retirar das ferragens as vítimas de acidentes, dentro de um tempo específico e de acordo com protocolos de atendimentos, os veículos não terão mais serventia, por terem sido amassados e cortados. Eles serão revertidos em sucatas e vendidos, com destinação dos recursos a instituições beneficentes da cidade.

O Tenente Coronel Hilton Zeferino, comandante do 6° Batalhão de Bombeiros de Chapecó, explica que todos os carros usados estão impossibilitados de circularem em vias públicas, por terem a documentação já baixada junto ao Detran. “Além disso, em muitos casos, eles são cortados com uso de ferramentas especiais para retiradas das vítimas durante as provas de desencarceramento. Depois da competição, as verbas oriundas das sucatas serão destinadas a APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Associação dos Bombeiros Comunitários.Esta é uma forma de reaproveitamento dos veículos,” explica.

Os carros foram doados pela Receita Federal, frutos de apreensões, além de outros 10 carros doados pela Renault do Brasil, que estavam em estado de zero quilômetro, mas foram amassados para serem usados nas provas competitivas.