PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (377 palavras)

Surf-Salva: CBMSC ensina técnicas de salvamento aquático para surfistas

 

 

Quem é surfista assíduo das praias catarinenses já deve ter presenciado alguma cena de salvamento aquático ou até ajudado alguém que estava em apuros no mar. Foi pensando em aprimorar os conhecimentos dos surfistas em técnicas de resgate de pessoas em situações de risco no mar, de reanimação de vítimas de afogamentos e de transformá-los em parceiros do Corpo de Bombeiros Militar, na busca constante pela diminuição de mortes por afogamentos no estado, que surgiu o Surf-Salva.

 

 

Em parceria com a Sobrasa- Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, o Surf- Salva consiste na formação de surfistas para atuarem como guarda-vidas do mar enquanto procuram pelas melhores ondas. O curso é totalmente gratuito e prático. Divididas em módulos, as instruções são feitas pelos Bombeiros Militares e pelos Guarda-Vidas-Civis nas praias mais frequentadas pelos surfistas no estado, que são, em sua maioria, também mais perigosas para registros de afogamentos, considerando a tipicidade do mar agitado, propício para as melhores ondas de surf.

 

 

Segundo dados da Sobrasa, o número de óbitos por afogamentos no Brasil, supera os seis mil casos por ano, isto sem falar nos acidentes não fatais, que chegam a mais de cem mil vítimas. “Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar vê como sendo fundamentais iniciativas que envolvam a comunidade e outros segmentos sociais na diminuição do numero de afogamentos”, afirma o Coronel BM Onir Mocellin, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e presidente da Sobrasa.

 

Na última semana, o curso reuniu cerca de 20 surfistas na praia Brava em Florianópolis.

 

 

 

 

O próximo curso será na praia da Joaquina, reduto de surfistas na Capital, no dia 6 de fevereiro, das 8h às 11h. As inscrições são feitas no local, no dia do curso, no posto de guarda-vidas.

 

RESUMO DO CURSO

Introdução ao afogamento,

A equipe "Guarda-vidas & surfista",

Geografia da praia,

Prevenção afogamentos.

O socorro com prancha.

Reanimação dentro da água.

Transporte da água para areia.

Suporte básico de vida na areia.

Como e quando chamar por ajuda.

 

PRAIAS QUE RECEBERÃO O CURSO:

Brava

Joaquina

Mole

Moçambique

Ingleses

Santinho

Novo Campeche

Morro das Pedras

Campeche

Matadeiro

Açores

 

 

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Informações e fotos: Cabo BM Noé

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193