Durante a semana de 18 a 25 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sediou a Certificação de Cães de Resgate promovida pela Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM). A certificação reuniu 25 binômios de 10 estados brasileiros, compreendendo a cada um um bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate.
As provas abrangeram testes de busca por pessoas desaparecidas em ambientes florestais, buscas em cenários de estruturas colapsadas e avaliação de habilidades fundamentais. O capitão Eliomar Alves, da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), destaca que essas provas visam preservar a qualidade e a operacionalidade dos binômios de busca e resgate. As avaliações abrangem características cruciais dos cães, como autonomia na busca, perseverança, resistência e traços específicos necessários para desempenhar com eficácia o papel de um cão de busca e resgate.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), esteve representado pelo tenente-coronel Walter Parizotto, comandante do CBMSC em Chapecó, que atuou como árbitro da certificação, acompanhando e analisando todas as provas para aferir as habilidades dos cães e seus treinadores.
Dessa forma, o CBMSC mantém-se em destaque na cinotecnia nacional, favorecendo apoio mútuo aos demais corpos de bombeiros militares do Brasil, auxiliando na formação e integração nacional dos binômios. Em julho e abril, foi a vez de Santa Catarina sediar certificações nacionais, recebendo árbitros em estágio e binômios de todo o país.