Imagens aéreas do Arcanjo-01 - Ponte Alta
Relatório do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, referente ao evento adverso ocorrido no município de Porto União, localizado no Planalto Norte Catarinense.
Por volta das 20h o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, recebeu uma solicitação de que havia ocorrido um evento adverso com características de um tornado na localidade de Legru antigo Steingel, interior do município.
Destaca-se ao fato da observação da destruição em edificações, bem como das árvores severamente destruídas e/ou danificadas, e tombamento de um caminhão que é utilizado como prancha para transporte de maquinário agrícola que se encontrava no local.
O Chefe de Socorro entrou em contato com este comando, informando do ocorrido, e que estava se deslocando para o local com o caminhão ABTR-23 (3 Bombeiros Militares) e ambulância ASU-375 (3 Bombeiros Militares ), pois havia a informação de que o evento havia causado destruição em imóveis e que havia vítimas fatais no local.
Ao tomar ciência do fato me dirigi ao quartel para averiguar a situação, e em seguida desloquei para o local da ocorrência com a caminhonete AR-100 (2 Bombeiros Militares), para coordenar as operações de salvamento e resgate.
Durante o deslocamento para o local pudemos observar a destruição de um grande quantidade de árvores, sendo que muitas estavam caídas sobre a via, e tiveram que ser cortadas para dar passagem às viaturas.
Tivemos o apoio de populares, Policiais Militares e Bombeiros Comunitários que compareceram para auxiliar as equipes de socorro possibilitando a liberação da estrada e chegar ao local conforme coordenadas S26º19'23,3´´ W051º06'59,6´´, onde residia os senhores A. R., 54 anos, (vítima fatal) e R. R., 49 anos (vítima estável), conduzida pela guarnição do ASU-375 ao hospital São Brás em Porto União.
Os integrantes da Força-Tarefa da 3ª/9ºBBM foram acionados para dar apoio na ocorrência, e deslocaram-se com a caminhonete AR-26 (3 Bombeiros Militares + 2 Bombeiros Comunitários) e a viatura administrativa ATP-230 (2 Bombeiros Militares + 2 Bombeiros Comunitários). Eles foram empregados em operações de desobstrução da Estrada Geral da Localidade Steingel, que estava totalmente interditada devido a grande quantidade de árvores caídas sob a via. O trabalho foi finalizado por volta das 4h30min da manhã de segunda-feira (16/05).
Por se tratar de evento noturno, não se pôde efetuar os levantamentos pormenorizados dos danos, durante a noite o que foi iniciado ao nascer do dia. Ao amanhecer foram realizadas vistorias no imóveis localizados na região atingida, sendo que aproximadamente 15 construções residenciais e mais 15 construções diversas como (galpões, estrebarias, chiqueiros, etc..), sofreram algum tipo de dano estrutural, sendo que duas residenciais e oito diversas foram totalmente destruídas.
Não foi preciso acionar as equipes da Força-Tarefa estadual, considerando o número de vítimas e a magnitude do evento, e o fato de ter ocorrido em área rural com densidade populacional mais baixa, o que colaborou para o número baixo de vítimas.
1° Tenente BM Marcos Luciano Colla - Comandante Int. da 3ª/9ºBBM