A dupla formada pelo cabo Jean Renato Vieira, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) com sede em Florianópolis, e sua fiel labradora Ilha, completam 18 meses de comprometimento e dedicação. Desde os primeiros 45 dias de vida da Ilha, a dupla embarcou em uma rotina diária de treinamentos com foco na tão almejada certificação para operações reais.
O ano de 2024 é marcado pela antecipação da prova de certificação, considerado o ápice de uma preparação que envolve uma rotina organizada de treinamentos que vão desde a obediência e destreza, até simulados complexos de busca em áreas rurais e urbanas, incluindo matas densas e estruturas colapsadas.
O envolvimento deste binômio, dupla formada por um bombeiro militar e um cão de busca, vai além das operações táticas. Eles atuam no projeto social "A energia que transforma" da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS) realizando visitas ao Hospital Infantil com o objetivo de proporcionar um momento de leveza e alegria para as crianças que estão hospitalizadas.
A terapia assistida com cães é uma abordagem terapêutica que visa melhorar o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes. Neste contexto, a Ilha leva além de conforto, alegria e proporciona uma conexão emocional muito importante para a recuperação dos pequenos.
O papel do binômio cabo Jean e Ilha vai além das missões operacionais, pois também objetiva fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam. "Temos uma história de lealdade, determinação e amor que só me inspira a seguir com os treinamentos e com o estreitar desse laço tão importante com a Ilha", afirma o cabo Jean.
Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.