PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (360 palavras)

TREINAMENTO COM BRIGADISTAS DA EMPRESA BUNGE

Neste mês de junho, a Organização Bombeiro Militar de Gaspar realizou um treinamento com a equipe de brigadistas da empresa Bunge. A empresa, que conta com mais de 115 anos de atuação no Brasil, é um dos maiores empregadores do município e uma das mais tradicionais da região.

Ao todo, foram recebidos sete brigadistas, os quais já possuíam algum conhecimento prévio na área. O objetivo da instrução destinou-se a atualizar os conhecimentos, trocar experiências, conhecer a capacidade de resposta da empresa e padronizar e alinhar protocolos de atuação dos brigadistas atuando sozinhos e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em situações de crise.



Dentre os temas abordados, buscou-se enfatizar, junto a equipe o aprimoramento de: o tempo resposta em casos envolvendo vítimas; a correta avaliação do paciente; a tomada de decisão assertiva e sem demora; o acionamento do serviço de emergência repassando as informações completas; a execução dos procedimentos adequados em relação a OVACE (obstrução de vias aéreas por corpo estranho) e PCR (parada cardiorespiratória); a vistoria periódica dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico instalados na edificação; o treinamento da população do prédio para evacuação segura e ordenada; o correto gerenciamento de riscos do local, como energia elétrica, materiais combustíveis etc; o treinamento constante para a utilização eficaz de extintores de incêndio, mangueiras e esguichos pelos brigadistas. Para tanto, foram utilizados bonecos de treinamento, materiais e equipamentos de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio do quartel.



Atividades de integração com empresas da circunscrição de atendimento da unidade bombeiro militar auxiliam na prevenção de acidentes, melhoria da capacitação dos envolvidos para enfrentamento de situações adversas, permite que o CBMSC saiba os recursos auxiliares disponíveis no local da emergência e contribui para a criação de uma cultura de padronização do serviço com melhoria constante.


Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193