O 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (1ºBBM) realizou, na segunda-feira, 29, um treinamento com o Compressor Torácico Externo Automático, equipamento recém adquirido, inovador e que promete revolucionar os procedimentos de atendimento em situações críticas.
Todo o treinamento foi conduzido pelo médico do SAMU, Bruno Quercia Barros, que possui ampla experiência na área de atendimento emergencial. Bombeiros militares e comunitários do 1ºBBM participaram ativamente do treinamento para que possam utilizar o equipamento de maneira eficaz, contribuindo para um melhor atendimento à sociedade.
O Compressor Torácico Externo Automático é a maneira inovadora, segura e eficaz de realizar uma manobra de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em situações de emergência. Essa tecnologia permite a continuidade da massagem cardíaca mesmo durante o transporte, assegurando praticidade no atendimento de emergência.
Utilizado para realizar compressões torácicas automaticamente em pacientes adultos em parada cardíaca, o compressor elimina a incidência de massagens inconsistentes devido a fadiga do socorrista. Além disso, minimiza os riscos de fratura, permitindo que os bombeiros concentrem sua atenção no quadro clínico geral do paciente.
Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.