PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (462 palavras)

TREINAMENTO DE BUSCA COM CÃES EM CURITIBANOS

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, foram realizados, em Curitibanos, treinos com os cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Além do treino de rotina, o objetivo era socializar a cadela Luna, um pastor belga de malinois, de 11 meses de idade, que pertence ao Sargento Vieira. Para isso, foi realizada instrução com a apresentação da atual metodologia de avaliação adotada pelo CBMSC e apresentado o panorama da atividade no estado.



Foi realizada a aproximação da filhote com 3 outros cães do canil, sendo 1 labrador (Hunter) e 2 braco alemães (Barak e Clark), todos machos, colocando-os em canis próximos para primeiro contato e posteriormente alojados na mesma área, cercado com área coberta e solário.

Após, foi realizada a caminhada por trilha com os cães soltos em área de mata nas proximidades do canil, utilizada para treinamento dos cães em busca rural e urbana. A cadela Luna não apresentou medos e desconfiança nos ambientes percorridos.

Participaram do treinamento, o Cabo Giovane, Cabo Fumagalli e cão Barak, Subtenente Natália e cão Clark (do Amapá), Sargento Vieira e cadela Luna. Foram feitas 3 séries de 2 buscas com cada cão, onde a série de cada cão foi intercalada com as séries dos outros 2, de modo a realizar mais buscas tendo descanso para os cães entre uma busca e outra.

Em todas as buscas a filhote apresentou o comportamento já treinado até o momento, demonstrando velocidade no deslocamento, buscando pelo olfato, foco no objetivo (encontrar o figurante), mantendo a distância do figurante ao encontrar este, latindo com força e constância, sem apresentar atitudes agressivas. Após receber o brinquedo, a cadela espera pelo figurante para que este brinque com ela e só então retorna ao condutor.



O 2º Batalhão é referência em busca com cães, sendo destaque o Cabo Fumagalli, que está, atualmente, treinando seu 3º cão de busca. A cadela Find foi destaque na ocorrência de Mariana no ano de 2015. O Cão Hunter, destaque em Brumadinho (2019). Já o cão Barak está em fase de treinamento. 


Créditos:
Texto: capitão Luíza Fregapani Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Curitibanos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193