TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES VERTICALIZADAS É REALIZADO PELO CBMSC EM CUNHA PORÃ

No último domingo, 20, uma importante etapa de aprimoramento para a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi alcançada em Cunha Porã. Com o intuito de aprimorar as habilidades de combate a incêndios em edificações verticalizadas, um treinamento foi realizado, reunindo bombeiros militares, comunitários e alunos do curso de bombeiro comunitário.

Sob a liderança da equipe de serviço do dia, o treinamento abrangeu diversos aspectos, incluindo o acondicionamento de mangueiras do tipo "hosepack" e "cleveland", táticas de ataque transicional, montagem de estabelecimentos em edificações verticalizadas e ventilação hidráulica. A instrução foi ministrada pelo soldado Luan Lucas Luiz e pelo soldado Diego de Lima Cugola. Este último participou do Curso de Combate a Incêndio em Edificações Verticalizadas, trazendo as mais recentes táticas e técnicas para enfrentar esse tipo de ocorrência desafiadora.

O treinamento aconteceu em uma edificação em construção, próxima ao quartel do CBMSC em Cunha Porã, que continha dois pavimentos, representando uma edificação verticalizada. A técnica de ataque transicional foi explorada, representando uma abordagem ofensiva quando chamas são avistadas nas janelas.

Além disso, os participantes praticaram a montagem de estabelecimentos com mangueiras acondicionadas nos formatos "hosepack" e "cleveland", técnicas vitais para otimizar o progresso durante uma ocorrência de incêndio. O treinamento abrangeu outras técnicas como passagem de portas, resfriamento da camada de gases com ataque tridimensional e execução da ventilação hidráulica, que envolveu a extração dos gases do incêndio.

No encerramento do treinamento, os instrutores afirmaram que "todos os participantes puderam adquirir conhecimento prático sobre como agir em situações desse tipo, desde a montagem dos materiais para combate até a atuação direta no controle do incêndio". O CBMSC em Cunha Porã agradece a presença de todos os envolvidos, reforçando o compromisso contínuo com o aprimoramento das habilidades e a prestação de serviços de excelência à comunidade.

Texto: soldado Leonardo Felisbino Ramos
Imagens: Divulgação CBMSC/Cunha Porã

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.