Neste final de semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um treinamento de combate a incêndios urbanos na região do Planalto Norte catarinense, realizado no 2º Pelotão de Bombeiros Militar (Rio Negrinho). As ações foram concluídas nos dias 01 e 02 de novembro.
O treinamento teve como objetivo promover uma capacitação continuada. Além disso, foi possível atualizar os bombeiros sobre técnicas de combate a incêndios urbanos, como por exemplo, as ações que foram aplicadas em uma ocorrência atendida ao final da noite do dia 31 de outubro, no qual uma residência unifamiliar foi tomada pelas chamas.
No sábado, 1º, os bombeiros participaram de oficinas em um simulador tático de incêndio na cidade de Benedito Novo (SC), passando por atividades de busca e resgate e progressão dentro de um incêndio real onde puderam pôr em prática todos os conhecimentos repassados durante o treinamento. Para finalizar, os alunos participaram de um simulado de ocorrência de incêndio urbano, no qual as equipes são avaliadas e seus conhecimentos colocados à prova.
Conforme o Coordenador da Atividade de Ensino, 1º tenente João Ricardo, "o treinamento é fundamental para a reciclagem do aprendizado, bem como colocar em prática os conhecimentos para o atendimento de ocorrências que não são tão rotineiras, mantendo sempre os bombeiros em prontidão e capacitados para atender quaisquer tipos de ocorrências".
Ao todo, participaram do treinamento 21 bombeiros militares e comunitários das cidades de Porto União, Canoinhas, Três Barras, Mafra, São Bento do Sul e Rio Negrinho.