Na primeira sexta-feira de janeiro, dia 03, a equipe de serviço do Corpo de Bombeiros Militar, em Itá, realizou um treinamento de salvamento aquático.
A instrução foi dividida em três etapas, que passou por teoria, relativa aos diferentes graus de afogamento, suas características e diferenciações, bem como, o melhor procedimento indicado para cada situação. Na segunda parte, foi dado ênfase para a retirada da vítima do meio aquático. Nesta oportunidade, usando equipamentos de apoio do tipo nadadeiras e life belt, em duplas, os guarda-vidas realizavam o resgate do suposto afogado.
Na terceira etapa, a prática aconteceu em um simulado, unindo o resgate com a ressuscitação de afogados. Como por exemplo, retirando do meio aquático uma vítima que estaria se afogando e apresentava bastante espuma na boca, ausência de respiração e presença de pulso central.
A difusão do conhecimento é algo vital para a área do salvamento e resgate, assim como o alinhamento e entrosamento entre a equipe que realizará essa ação. Este tipo de treinamento tem grande valia para todos que participam e, principalmente, para a sociedade. É de conhecimento empírico que os balneários e praias são uma grande opção de lazer no verão. Esta opção vem cada vez mais vem sendo procurada pelos banhistas, aumentando a demanda e a preocupação na área do salvamento aquático.
Acompanharam toda a instrução e treinamento o soldado Sordi, os bombeiros comunitários Juliano e De Oliveira, junto com os guarda-vidas civis Marcos e Roque, além do Cabo Paulo Roberto, ronda de praia do dia e cerca de de cem banhistas, que aproveitaram o dia de sol no balneário da Prainha de Itá.
Créditos:
Material: Soldado BM Sordi - 1º/3ª/6ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina