Durante o mês de outubro, os mergulhadores do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) com sede em Blumenau, finalizaram o treinamento anual de mergulho, com o objetivo de abordar técnicas de busca e resgate subaquáticas.
Os bombeiros militares passaram por 40 horas de instrução com revisão teórica, atividades em piscina de readaptação ao meio aquático, mergulho emergencial com Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), apresentação e prática em Câmara Hiperbárica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Além disso, os mergulhadores passaram por atividades de resolução de problemas, operações de mergulho em altitude em barragem com reflutuação veicular e técnicas de mergulho em Segurança Pública e Navegação em ambiente marítimo.
Segundo o instrutor, major Renan Cesar, os treinamentos periódicos servem para atualizar e manter a capacitação do efetivo: "As práticas e qualificações tem como objetivo o melhor preparo dos mergulhadores e a atualização operacional e logística das operações de mergulho", explica.
Os treinamentos regulares proporcionam aptidão e qualificação para o desempenho dos militares em atividades de diversas áreas.