PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (290 palavras)

TREINAMENTO DE SALVAMENTO AQUÁTICO APRIMORA ATUAÇÃO DOS BOMBEIROS EM JOAÇABA


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um Treinamento de Salvamento Aquático, direcionado ao aprimoramento técnico dos bombeiros que atuam na região de Joaçaba. A capacitação foi realizada nos dias 03 e 04 de dezembro e contou com 10 alunos e 3 instrutores, totalizando 16 horas-aula. 



As instruções foram conduzidas em diferentes ambientes, para contemplar situações variadas de atuação. As atividades teóricas e os primeiros exercícios ocorreram no quartel do CBMSC em Joaçaba. Na sequência, as técnicas de nado e os procedimentos de aproximação foram desenvolvidos em uma piscina, permitindo a prática em ambiente controlado. Por fim, as simulações de resgate e os exercícios aplicados foram realizados no Rio Uruguai, no município de Piratuba, proporcionando experiência em condições naturais de correnteza e visibilidade reduzida.



Durante o treinamento, foram trabalhados conteúdos como nado de aproximação, prevenção ao afogamento, características dos meios aquáticos, reboque de vítima com e sem equipamento, resgate com pranchão, técnicas de nado aplicadas ao salvamento e procedimentos de recuperação de afogados. Participaram do treinamento bombeiros militares e comunitários dos municípios de Joaçaba, Capinzal, Água Doce, Piratuba e Catanduvas.

 


Créditos:
Texto: Cabo Fábio de Giacometti
Imagens: Divulgação CBMSC/Gustavo Andrey Blank da Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193