PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (415 palavras)

TREINAMENTO PARA ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFES E COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS É REALIZADO EM PALHOÇA

Um treinamento de atendimento em situações de catástrofes, afogamentos e emergências com múltiplas vítimas foi realizado em Palhoça na última quarta-feira 23. Estudantes de medicina e enfermagem da Unisul em Palhoça, profissionais da área básica e avançada de saúde, residentes das unidades hospitalares da Grande Florianópolis e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento participaram do treinamento que reuniu cerca de 600 pessoas.

No período da manhã foi realizado um treinamento teórico com foco em Gestão de Catástrofes, ministrado pelo Dr. Bruno, Busca e Salvamento em Vítimas de Afogamento com o sargento Ernani Serafim Arceno do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis, e de Atendimento de Múltiplas Vítimas com o sargento Felipe Lucena Bitencourt do CBMSC em Garuva. Esses momentos aconteceram simultaneamente com os participantes divididos em três auditórios. 



No período da tarde foi a vez de realizar a parte prática com simulações de Salvamento Aquático e Reanimação Cardiopulmonar e um simulado de atendimento a um atentado provocado por um homem efetuando disparos de arma de fogo dentro de um ônibus que resultou em um acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens, gerando um cenário de múltiplas vítimas. 



Durante o simulado, o subtenente Evandro Ribeiro Rodrigues do CBMSC em Garuva e o enfermeiro Mattos do SAMU de Camboriú conduziram uma fala, buscando repassar aos participantes tudo o que estava acontecendo.

Parabenizamos e agradecemos a cada um dos envolvidos, dentre eles, professores e estudantes da Unisul Pedra Branca e Tubarão, CBMSC, SAMU, Guarda Municipal de Palhoça e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. 


Créditos:
Texto: cabo Jeferson da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Palhoça e Unisul Pedra Branca
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193