PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (436 palavras)

MAIS DE SESSENTA CRIANÇAS SE FORMAM NO PROJETO GOLFINHO EM RIO DOS CEDROS

Nos dias 22 e 23 de fevereiro o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Rio dos Cedros realizou o Projeto Golfinho com crianças de 10 e 12 anos da Escola de Educação Básica Servino Mengarda, em parceria com a Prefeitura do Município através da Secretaria de Educação. As 62 crianças foram divididas em duas turmas, sendo uma de 33 alunos pela manhã e outra de 29 à tarde.



O Projeto Golfinho é um programa voltado à comunidade que foca na prevenção a acidentes em ambientes aquáticos, conscientizando e ensinando as crianças sobre os perigos encontrados nesses meios, como praias, rios, cachoeiras, barragens e piscinas. Aborda também temas sobre cidadania, prevenção ambiental e rotinas para uma alimentação saudável.

Durante o Projeto, foram repassadas instruções práticas e teóricas aos golfinhos de maneira lúdica, isto é, aliando os ensinamentos com boas práticas, respeito, disciplina, hierarquia, muitas brincadeiras e diversão. 



No primeiro dia, as crianças aprenderam quais os riscos associados aos ambientes aquáticos, tipos de sinalização adotadas pelo CBMSC, formas de prevenção, cuidados e também o que não fazer no caso de presenciar uma emergência envolvendo afogamento. Já no segundo dia, as crianças conheceram um pouco mais sobre o trabalho do guarda-vidas e os equipamentos utilizados para realização de salvamentos aquáticos, bem como, aqueles usados na recuperação do afogado, podendo ver de perto como é o trabalho dos Bombeiros nos balneários catarinenses. 



Ao orientar as crianças, é promovido a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança adquire um conhecimento e o compartilha com familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água. Como diz o lema ensinado nas instruções: "água no umbigo, sinal de perigo!".


Créditos:
Texto: cabo Deywisson Gonçalves
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio dos Cedros
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193