Por meio delas são captadas imagens de todas as praias de Balneário Camboriú, que são monitoradas por guarda-vidas civis voluntários (GVCV) constantemente. Assim que ele identifica uma vítima em potencial de afogamento, faz contato via rádio com o GVCV que está no posto para ir até o local fazer a prevenção.
O projeto piloto foi instalado na Praia Central de Balneário Camboriú em 2020 com investimento de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais). Essa tecnologia somada ao serviço qualificado de guarda-vidas e a prontidão de embarcações 24 horas, todos os dias do ano, reforça a preocupação constante do CBMSC com a prevenção dos banhistas.
Além disso, amplia de forma significativa as ações de prevenção que visam reduzir o número de mortes por afogamento no território catarinense e serve se apoio na verificação das embarcações que por ventura estejam navegando em área destinada aos banhistas, prática que é proibida e que deve ser informada a Marinha do Brasil, órgão responsável por esta fiscalização.