VISITA TÉCNICA DO CBMSC AO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS EM LISBOA

De 19 a 22 de outubro de 2021, uma comitiva de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participou de atividades junto ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa - RSB. O capitão Bruno Lazarin Koch e o cabo Anderson da Silva Gheller, ambos do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó, visitaram Portugal com objetivo de alinhar ações para início do intercâmbio formativo na área de resgate veicular, o que será possível graças ao acordo de cooperação firmado entre o CBMSC e o RSB Lisboa.

2810 Portugual

Dentre as atividades foi realizada apresentação sobre o RSB de Lisboa e a atuação em âmbito operacional e formativo, realizada pelo 2º Comandante do RSB, tenente-coronel de Engenharia Alexandre Rodrigues e pela doutora Carla Boto Pereira, adjunta técnica da Câmara Municipal de Lisboa. Outra palestra abordou o histórico de sinistros de trânsito em Lisboa, protocolos operacionais e estrutura de resposta no resgate veicular, além da formação de profissionais no resgate e das equipes de desencarceramento do RSB de Lisboa, apresentação realizada pelo Sub-chefe de 1ª Classe Ventura Castiço e Sub-chefe de 2ªClasse Ricardo Couto.

2810 Portugual 1

Os militares catarinenses puderam conhecer as viaturas e quartéis do RSB, tendo visita especial na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa – ERSB. No local foi possível conhecer as instalações além do parque de formação e treinamento operacional. A apresentação na ERSB ficou a cargo do Comandante da escola, Chefe de 1ª Classe Almerindo Ferreira.

2810 Portugual 2

Por fim, foi realizada uma reunião para definição de um calendário de intercâmbios futuros com foco na formação de técnicos, socorristas e comandantes de operações. Estima-se que no primeiro semestre de 2022 terá início o trabalho técnico-prático entre o CBMSC e o RSB de Lisboa.

2810 Portugual 3

Texto: Capitão Bruno Lazarin Koch